Pensamento positivo transforma a vida das pessoas

Tudo em que você concentra a atenção passa a ter mais valor

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 27/08/2010

foto especialista
Sylvia Sabbato

Psicologia

Sim. Efetivamente, tudo aquilo em que você concentra atenção aumenta em extensão, seja volume, cheiro e cor. Se você acordar com uma dorzinha na ponta do dedinho do pé e pensar nela demoradamente ao longo do dia, no final, não estará suportando a dor e acabará num pronto socorro.

O mais surpreendente é que, em geral, todo ser humano quer saúde, alegria, dinheiro, bons relacionamentos e amigos. Mas acaba sempre dedicando um tempo enorme diário pensando, considerando aquilo que não tem: a falta de saúde, de amigos, principalmente de dinheiro.

Assim, onde concentramos atenção? Naquilo que não temos e não queremos, nas dores, nas angústias e nas faltas. 

"Não é mágica, mas é o incrível poder de encontrarmos a solução nos próprios problemas".

Mudança de direção
Sugiro aos meus pacientes que, por uma semana, façam um teste. Proponho uma semana de loucura: nesta semana você vai pensar que tem tudo o que quer.

Vamos começar fazendo uma lista dos sonhos. Vou ainda além. Essa lista não pode conter afirmações falsas, mas devem ser verossímeis.

Não adianta uma mulher de um metro e meio de altura escrever que tem um e setenta e seis. Proponho afirmações que façam sentido: tenho muita saúde, respiro com facilidade, tenho uma família ótima, vou comprar um apartamento melhor, mais próximo do trabalho.

Mais uma pecinha chave: fica atrás da orelha direita. Toda vez que você se pegar pensando em coisas desagradáveis, vai virar a chave (literalmente - mexa atrás da orelha direita) e lembre-se de mudar a direção dos seus pensamentos, da sua atenção.

Sem exceção, quando os pacientes passam por essa experiência, chegam novos na semana seguinte. Várias ideias surgem ao longo desse período, direcionando-os para exatamente aquilo que querem.

Não é mágica, mas é o incrível poder de encontrarmos a solução nos próprios problemas. A diferença é que antes, a concentração estava na ausência e agora, na solução. Há um ditado popular: "todo problema trás em si a semente da solução". 

Segundo Carl Gustav Jung, famoso psiquiatra suiço, todos nós nascemos com a tendência ao desenvolvimento, ao aprimoramento.

A psicoterapia somente se faz necessária quando acabamos nos distanciando dessa linha essencial de crescimento. A função do profissional seria reaproximar o indivíduo dessa sua linha ou tendência.

É claro que não há uma solução mágica para as angústias da humanidade, mas um grande começo é perceber as novas ideias brotando nos corações. Elas são a demonstração mais clara às pessoas do quanto são capazes de mudar suas vidas. E você? Em que anda pensando? 

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não