PUBLICIDADE

Investir no cultivo de plantas traz benefícios para o corpo e a mente

Elas são terapêuticas e podem até melhorar seu desempenho no trabalho

A poluição atmosférica consiste em um dos problemas mais graves em termos de qualidade de vida nas grandes cidades. Por outro lado, sabemos que na região dos Jardins, em São Paulo, os índices são muito menores. Coincidência? Não. E a explicação é bastante simples: árvores, arbustos, flores e gramados existem em todas as ruas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As plantas são as grandes responsáveis pela eliminação de poluentes e gases tóxicos. Existe um livro muito interessante, publicado pela NASA, chamado How To Grow Fresh Air (Como Produzir Ar Fresco), que explica detalhadamente a função de várias plantas e quais são os diferentes tipos de toxinas que elas absorvem.

Além de melhorar a qualidade do ar e o humor das pessoas, elas elevam o nivel biótico, fazendo com que todos tenham um rendimento 30% maior.

Elas também atuam na umidade e temperatura, interferindo diretamente no microclima de cada região. Isso é uma realidade mais do que comprovada cientificamente, portanto, imagine o quanto você pode melhorar sua qualidade de vida em sua própria casa ou escritório, simplesmente aumentando o número de plantas ou escolhendo as plantas corretas para as suas necessidades.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Uma outra função que poucos conhecem é que elas aguentam e seguram grandes irradiações eletromagnéticas, funcionando como verdadeiros escudos contra as redes de alta tensão e poluição eletrodoméstica.

Tenho muitos clientes que riem quando sugiro reproduzir uma floresta Amazônica na porta de suas casas, no terraço ou em alguns pontos do jardim. Muitas vezes, entretanto, é a única solução.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No Japão, vários escritórios estão colocando verdadeiras hortas em vários ambientes e que são adotadas pelos próprios funcionários. Além de melhorar a qualidade do ar e o humor das pessoas, elas elevam o nivel biótico, fazendo com que todos tenham um rendimento 30% maior.

Tem mais uma coisa sobre elas que acho maravilhoso: é que são seres vivos. Pensantes, segundo Peter Tompinks e Christopher Bird, no livro A vida secreta das plantas, já foi comprovado que as plantas sentem e raciocinam, assim como os animais. E quem disser que os bichinhos não pensam é porque nunca conviveu com um bem de perto.

As plantas são iguais aos animais, diferindo apenas na interação, o que não significa que ela não esteja entendendo o que se passa ao redor. Tem gente que conversa com as plantas. Sou uma delas! Pode até ser loucura, mas nunca perdi uma muda. Meu jardim é uma beleza e tenho flores em casa o ano inteiro.

Tem um antigo ditado que diz que "a planta que a gente precisa, nasce na porta de casa". Procuro ficar sempre atenta e utilizá-la nem que for para preparar uma "água de faxina", como dizem as benzedeiras do interior de Minas. Hortelã, salvia e manjericão são uma mistura poderosa pra limpar um ambiente, por exemplo.

Uma outra dica pra quem for plantar alecrim em casa: tem que dar muita risada na hora, senão, ele não pega direito.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As plantas são uma benção divina. Alimentam-nos, abrigam-nos, protegem-nos, purificam-nos e controlam a perpetuação do meio ambiente e de suas espécies, incluindo o ser humano.

Quem tiver interesse, pode visitar o site www.ummilhaodearvores.org.br, um projeto muito bacana de gente voltada a recuperar o que estamos perdendo. Se tiver oportunidade, contribua com mais uma árvore para o nosso planeta que já está ficando roxo de falta de ar.