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Você é incapaz de relaxar ou tem medo de férias?

Entenda o que acontece com quem não consegue se afastar do trabalho

Em uma época em que o mercado de trabalho causa alterações de comportamento diante do acúmulo de funções e da possibilidade do desemprego, o direito ao descanso anual, garantido por lei, ultrapassa o status de benefício para se tornar um problema. Isso acontece, porque, apesar da maioria das pessoas saber que as férias são uma pausa indispensável para a manutenção da qualidade de vida, algumas simplesmente não conseguem se desligar dos compromissos diários.

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Segundo dados da International Stress Management Association-Brasil (Isma-BR), o medo de férias tem aumentado. É o que comprova a última pesquisa da Isma - BR sobre o assunto, realizada com 678 profissionais, na faixa etária entre os 25 e 55 anos, moradores das cidades de São Paulo e Porto Alegre. Dos pesquisados, 38% admitiram ter medo de dar uma pausa muito grande no trabalho e tirar férias de 30 dias.

Por quê?

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Atualmente, ao se obrigarem a fazer tudo, não suportam a pressão e têm receio de ficar muito tempo parado sem fazer nada. Estas pessoas sentem que estão ficando para trás e que na volta do descanso terão serviço dobrado. É preciso controlar a ansiedade para que o estresse não chegue à fase de exaustão, que leva a instabilidade emocional e doenças.

Os chamados workaholics ou viciados em trabalho, por exemplo, com o passar do tempo, não conseguem dar uma pausa ao ritmo alucinante de atividades, exigências e metas. Os 365 dias do ano se tornam insuficientes. Pouco a pouco, a fadiga e a fraqueza, a irritabilidade, a impaciência e a dor muscular podem ficar rotineiras. Somam-se a esses outros sintomas, tais como medo, insegurança e doenças ocupacionais. O sinal vermelho é dado quando ocorrem seqüelas mais graves, como infartos e derrames.

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Uma das formas para diminuir a ansiedade provocada pela pressão do mercado de trabalho é se tornar competitivo. As pessoas devem manter os seus currículos atualizados, fazer cursos de aperfeiçoamento e manter uma rede social o chamado network que será um meio de mantê-las antenadas com as novas oportunidades de trabalho. As preocupações que assolam os trabalhadores na modernidade são plausíveis, mas devem ser administradas.

Uma das formas para diminuir a ansiedade provocada pela pressão do mercado de trabalho é se tornar competitivo.

Planejamento das férias

Por mais óbvio que pareça, férias não programadas ou mal programadas, em que não haja tempo para relaxar, descansar e recarregar as baterias podem gerar um forte estresse, assim como qualquer outro momento do cotidiano. Outro grande perigo está nos extremos. O excesso ou mesmo nenhuma atividade praticada durante as férias também pode causar estresse. O importante é se desligar do trabalho e dos problemas pessoais. Não é bom aproveitar as férias , por exemplo, para fazer uma cirurgia ou resolver alguma pendência. O planejamento para o descanso faz a diferença nessa hora.

Veja algumas dicas que podem auxiliar o profissional ansioso a aproveitar melhor o seu tempo de descanso:

1. Divida as férias em pelo menos duas etapas de 10 dias ou duas de 15;

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2. Antes de se retirar do escritório, entregue tudo o que está sob sua responsabilidade, não deixe pendências no ar;

3. Quando estiver fora, delegue suas funções a um profissional capacitado;

4. Deixe uma resposta automática informando sobre suas férias na caixa de e-mails e no celular;

5. Não transfira seus recados de trabalho para o e-mail pessoal ou para o seu próprio celular;

6. Não telefone para o trabalho para saber como andam as coisas na sua ausência ;

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7. Priorize as coisas que te dão prazer e o que você tem adiado por falta de tempo: meditar, fazer yoga, ir ao cinema...;

8. Se você vai viajar nas férias, evite sair em seguida.

Programe-se e escolha com antecedência um roteiro que se encaixe no seu ritmo. É importante também voltar de viagem ao menos um dia antes de retornar ao trabalho para organizar a sua vida pessoal.

No mais, é apostar firmemente na idéia de que você merece alguns dias de descanso e que é capaz de aproveitá-los de uma maneira inteligente e racional, sem transformar as férias num período estressante.

Após as férias

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Para os workaholics, os cuidados que foram observados durante as férias devem ser adotados também fora do período de férias, acrescidos de outras recomendações: tais como fazer exercícios físicos, cuidar da mente e do corpo e procurar manter o equilíbrio entre trabalho e lazer.

Outra observação importante é que para render mais no trabalho, deve-se ter a mente descansada enquanto se trabalha. Nossa atenção costuma se desviar depois de 90 minutos, portanto, devemos usar essa informação a nosso favor e estudar ou trabalhar, fazendo pausas de 10 minutos entre esses 90. Qualquer trabalho rende mais se você utilizar essa forma de atenção e descanso.

Adriana de Araújo é psicóloga especializada no tratamento de fobias e autora do livro: O Segredo para Emagrecer.

Para saber mais, acesse: www.curadalma.com.br