10 maneiras de aliviar o estresse em 1 minuto ou menos

Falar com alguém, tomar um copo d'água e lavar as mãos são algumas das válvulas de escape

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 07/04/2017

Começar em um emprego novo, mudar de escola ou terminar um relacionamento são apenas algumas situações de estresse que afetam muito as pessoas. Esse mal é capaz de enfraquecer a imunidade, influenciar o humor, perturbar o sono e pode até favorecer doenças e distúrbios alimentares.

PUBLICIDADE

Vale lembrar que quando o estresse é constante e atrapalha a rotina, é preciso analisar a causa e procurar ajuda. No entanto, se for uma situação pontual, saiba que existem algumas técnicas que podem ajudar a reduzir o nível de estresse bem rapidinho. Dá uma olhada:

1. Feche os olhos e respire fundo

Quando o estresse atingir você de forma intensa, o mais importante é tentar colocar os problemas de lado e se acalmar por um instante. Para isso, basta fechar seus olhos, respirar fundo e encontrar uma maneira de resolver a situação que está te afetando.

De acordo com um estudo, publicado no periódico espanhol "Revista de Enfermería" em 2010, realizar um número pequeno de sessões de terapia para controlar a respiração tem um efeito significativo em reduzir o cortisol, hormônio indicativo de estresse. Desta forma, exercícios simples de respiração podem ajudar você a mandar o estresse para bem longe.

2. Faça um lanche

Descarregar o estresse em comida é algo que todos nós já fizemos na vida, porém não é necessário exagerar na alimentação para acabar com o problema. Quando estiver se sentindo no limite procure fazer um lanche saudável, a sensação de conforto ao comer irá de ajudar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Para evitar o estresse constante é essencial manter dieta equilibrada com carboidratos, proteínas, frutas, hortaliças, leguminosas, minerais e fibras. Segundo a nutricionista Daniela Cyrulin, a laranja é um excelente alimento para o combate do estresse. A fruta é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B. A ingestão de vitamina C inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo.

3. Tome um copo d'água

Os benefícios da água são incontáveis, tomar água durante o dia ajuda o corpo a funcionar melhor, previne problemas de saúde e pode até te deixar mais bonito. Então, se você está precisando de um tempinho para acalmar sua mente, tomar um copo d'água pode ser uma ótima alternativa.

A desidratação aumenta o nível de cortisol que é um dos hormônios responsáveis pelo estresse, por esse motivo é necessário manter-se hidratado para evitar o problema. A água não irá acabar com o estresse mais irá fornecer mais energia, alivia a tensão, acalma a respiração e reduz a pressão sobre o coração.

4. Fale com alguém

Guardar tudo que está sentido pode fazer muito mal e uma hora ou outra você pode acabar explodindo. Então, procure compartilhar seus sentimentos e emoções com alguém próximo, que poderá te ajudar a eliminar a frustração da mente e, quem sabe até, arranjar uma solução para o problema.

5. Lave as mãos

Tomar um banho quentinho é uma excelente forma de aliviar o estresse, mas nem sempre podemos nos dar esse luxo, principalmente, durante o período de trabalho. Por isso, lavar as mãos é uma ótima alternativa, assim você terá um tempo para colocar os pensamentos em ordem e mandar o estresse pra bem longe.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Além disso, o cuidado protege seu corpo contra uma série de bactérias. "Lavar as mãos é tão importante quanto se alimentar", revela a infectologista Thaís Guimarães, coordenadora de divulgação da Sociedade Brasileira de Infectologia.

6. Ouça sua música favorita

Sabe aquela música que você gosta muito e dá aquela sensação de bem-estar? Ela pode te ajudar nas horas de estresse. Além de ajudar a manter o foco longe das preocupações, ouvir uma canção ajuda a reestabelecer os níveis normais de hormônio.

Cientistas do Mindlab International, centro especializado em neuromarketing, descobriram que uma música capaz de reduzir a ansiedade de modo geral em 65%. Descubra aqui qual é a música.

7. Procure "animais fofos" no Google

Se você é o tipo de pessoa que ama dedicar horas do seu dia vendo vídeos e fotos de animais fofinhos, saiba que isso pode estar fazendo muito bem para sua saúde. Então, se você está se sentindo muito estressado com sua rotina, vale a pena reservar um tempinho do seu dia para procurar imagens de bichos encantadores.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Indiana, assistir vídeos com gatinhos pode aumentar a energia dos espectadores, despertar emoções positivas e diminuir os sentimentos negativos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

8. Desligue o celular

As mensagens de texto, notificações das redes sociais e ligações contribuem para o estresse, por isso se puder deixe seu celular desligado por algumas horas. Se desconectar dará a você um tempo para se acalmar e parar de pensar nas milhares de coisas que acontecem no mundo a todo instante.

Um estudo publicado no BMC Public Health em 2011 acompanhou 4156 jovens de 20 a 24 anos de idade por um ano, relacionando o uso de celular com problemas de saúde mental, como depressão, estresse e falta de sono. Os resultados mostram que aqueles que usam muito seus telefones tinham incidências mais altas de estresse.

É importante lembrar que o uso de celular trouxe muita facilidade para atividades do dia a dia, por isso não há problemas em usar o celular, desde que seu uso seja equilibrado.

9. Pense positivo

Em situações de muita pressão ou estresse, pensar em algo positivo que tenha acontecido no seu dia ou na semana pode ser uma boa forma de relaxar, assim você conseguirá pensar em uma nova perspectiva sobre o problema.

Um artigo publicado na Current Directions in Psychological Science, sugere que os bons pensamentos podem ser um poderoso antídoto para o estresse, a dor e as doenças. Estudos anteriores já haviam constatado que pessoas com fortes emoções positivas têm níveis mais baixos de substâncias químicas associadas ao estresse. Além disso, adotando uma atitude positiva, a pessoa pode até ser capaz de desfazer alguns dos danos físicos causados pelo estresse.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

10. Faça uma massagem

Quem não ama receber uma massagem? Um ato tão simples que pode mandar toda a tensão embora Seja nuca, no rosto ou até mesmo nas mãos a massagem é excelente forma de aliviar o estresse rapidamente e em qualquer lugar. "Além de livrar os músculos das tensões, a massagem ajuda também a amenizar alguns desequilíbrios como a dor, fadiga e má postura", explicou a fisioterapeuta Vanessa Pereira.