PUBLICIDADE

5 mudanças da puberdade que parecem um drama, mas passam

As mudanças físicas são conhecidas como puberdade, durante a qual corpos infantis se transformam em corpos adultos

A adolescência é uma fase da vida de grandes mudanças físicas, psíquicas e sociais. As mudanças físicas são conhecidas como puberdade, durante a qual corpos infantis se transformam em corpos adultos, causando, muitas vezes, uma série de desconfortos. Falaremos aqui de algumas das principais queixas que parecem um drama, mas que passam no final da adolescência, com a chegada da maturidade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1. Acne

A pele lisinha e macia da infância torna-se brilhante e podem surgir cravos e espinhas. Isso acontece em decorrência das mudanças hormonais da puberdade, e por mais horrível que possa parecer, passa. A tendência de ter mais ou menos acne costuma ser familiar. Seus pais tiveram muitas espinhas na adolescência? Grandes chances de você também tê-las, mas não se desespere, sabonetes e cremes ajudam a controlá-las, e caso seja necessário, um médico pode indicar outros tipos de medicamentos.

Mas atenção: excesso de maquiagem pode piorar a situação, use somente em casos de necessidade. E nunca esprema as espinhas, isso vai piorar a inflamação, deixando-as mais visíveis e pode deixar cicatrizes em você.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Foto: Getty Image
Foto: Getty Image

2. Odor corporal

As mudanças hormonais também "acordam" certas glândulas localizadas principalmente em axilas, virilhas e mamilos, fazendo surgir um cheirinho característico, que não existia anteriormente. Escute seus parentes e amigos, as vezes você não percebe, mas está, sim, cheirando. E o que fazer? Para evitar esses odores, é fundamental uma boa higiene, com banhos bem tomados diariamente. O uso de desodorantes, apesar de chato, passa a ser necessário, mas não se preocupe, isso vai se tornar um hábito.

Outras dicas são: evite roupas de tecidos sintéticos, prefira as de algodão ou linho; evite roupas já usadas durante um dia inteiro, principalmente camisetas e roupas íntimas; depilação pode ajudar a diminuir o suor e consequentemente o cheiro desagradável. Se apesar de tudo não estiver conseguindo melhorar, procure um médico, ele vai poder te ajudar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Foto: Getty Image
Foto: Getty Image

3. Mudanças de voz

Mais perceptível nos meninos, a mudança de voz também faz parte da puberdade. Está desafinando? Calma, é a sua voz de adulto chegando. E você não está sozinho nessa, olhe à sua volta, vários outros também estão assim. Isso acontece porque seu corpo está crescendo, e junto com ele a laringe, onde ficam as cordas vocais. As meninas também mudam a voz, mas de forma mais discreta e muitas vezes não perceptível durante o processo. Essa fase de oscilação costuma durar de 6 meses a 1 ano.

Foto: Getty Image
Foto: Getty Image

4. Desastrado

Você tenta ser discreto, mas quando chega nos lugares vai batendo, esbarrando e derrubando tudo? Calma, é o seu corpo que está crescendo rápido e você não se acostumou! Durante um período de dois anos da adolescência tanto os meninos quanto as meninas crescem rapidamente, tão rápido que não conseguem se dar conta das suas novas proporções. Inicialmente são os pés e as mão que crescem, seguidos pelos braços e pernas e, por último, o tronco. A força também muda, resultado do crescimento e fortalecimento muscular, principalmente no sexo masculino.

Foto: Getty Image
Foto: Getty Image

5. Desenvolvimento da sexualidade

Não existe adolescente que não passe por isso, alguns mais cedo, outros mais tarde. Você está inseguro? Não sabe como se aproximar daquela pessoa que te atrai? Não sabe beijar? Calma, ninguém nasce sabendo! A sexualidade faz parte do ser humano e é saudável, quando exercida com respeito a você e ao próximo. Ela se desenvolve lentamente, com um ritmo individual que deve ser respeitado. A maioria dos seus amigos já "ficou" ou está namorando e você ainda não?

Fique tranquilo e não faça nada que não queira só para ser igual aos outros, a experiência pode ser muito melhor quando você estiver a fim. Ah, você já teve algum contato mais íntimo e foi um desastre? Relaxa, com o tempo você vai aprendendo o que você e seus parceiros gostam e tudo fluirá com naturalidade!

Foto: Getty Image
Foto: Getty Image