PUBLICIDADE

Humor ao acordar interfere no desempenho do trabalho

Quem começa o dia bem humorado se sente mais disposto e produtivo

Levantou com o pé direito? Isso pode garantir melhores resultados ao longo do dia. Um estudo da Ohio State University College of Business e da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, aponta como é importante despertar com bom humor para ter sucesso na jornada de trabalho. Os pesquisadores analisaram 29 funcionários que gerenciavam telefonemas feitos por clientes para uma grande companhia de seguros norte-americana.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Durante três semanas, os participantes fizeram avaliações de seu humor, ao começarem a trabalhar e em outros dois momentos aleatórios do dia. Também indicaram a impressão que tiveram do último cliente que atenderam antes de preencher a análise: se pareciam calmos, alegres ou nervosos. Junto a esse relatório, os telefonemas foram gravados e avaliados pelos especialistas.

O resultado da pesquisa - que será divulgada no Academy of Management Journal - mostrou que, quando os funcionários começavam o dia bem humorados, atendiam mais clientes de forma positiva, eram mais compreensíveis e se sentiam dispostos durante o serviço. Portanto, tinham uma qualidade de trabalho muito melhor do que os demais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os maus humorados, entretanto, também podem melhorar o desempenho. O estudo indicou que as chances de mudar o humor positivamente ao longo do dia são maiores do que piorar ainda mais. Entre os empregados com humor abaixo da média, 40% mudaram para um humor acima da média após alguns atendimentos. Segundo os autores, tal resultado dependia das condições de trabalho. Como sugestão, as empresas poderiam ajudá-los a começar bem o dia, com exercícios de alongamento ou de integração logo pela manhã.

Quem ri mais, vive melhor

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O bom humor também pode manter as pessoas saudáveis e aumentar as chances de uma vida longa, segundo um estudo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, publicado no ano passado. Mais de 53 mil pessoas foram avaliadas durante sete anos. Os participantes de "bem com a vida" tiveram redução de até duas vezes nos riscos de morte ao serem comparados aos menos humorados.

De acordo com a psicóloga Maria de Fátima Nogueira, o bom humor é importante para manter o corpo e a mente preparados para lidar com sucesso, desafios, conflitos e prazeres que a vida proporciona. Para cultivar o "alto astral" e garantir esses benefícios, a dica é ter hábitos diários e saudáveis, com uma rotina adequada de alimentação, sono e lazer. "Caminhadas, práticas esportivas, passeios, ler, cantar, ouvir música e conversar com outras pessoas são hábitos simples, mas de ótimo resultado", completa a psicóloga.

Vale também prezar por atitudes que não deixem a motivação diminuir, como estabelecer metas e novos desafios que estejam dentro das possibilidades reais de cada um. "Tenha fé, acredite em sua capacidade e invista no seu autoconhecimento. Se for necessário, procure um profissional de Psicologia, preparado para ajudar a perceber dificuldades pessoais", recomenda a especialista.