PUBLICIDADE

Você é atrasado ou pontual? Veja o que isso diz sobre sua personalidade

Especialistas apontam pontos positivos e negativos desses dois tipos de pessoas

Todo mundo tem um amigo que nunca chega na hora (ou você é esse amigo?). Seja atrasado ou pontual, de acordo com a ciência, essa característica não tem nada a ver com educação e sim com psicologia. Cientistas afirmam que a pontualidade é um comportamento psicológico, que tem origem no cérebro, e ainda aponta traços da personalidade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Você é pontual?

A pesquisadora Diana DeLonzor, especialista em administração do tempo e autora do livro Never Be Late Again (Nunca Mais Fique Atrasado, em tradução livre para o português), afirma que estar sempre no horário certo demonstra que a pessoa tem autocontrole e boa percepção do tempo.

"São mais cautelosos e frequentemente se imaginam nos piores cenários, por isso precisam de tempo suficiente para solucionar os problemas que possam aparecer", disse ela em entrevista à BBC. Esse tipo de pessoa também costuma procrastinar menos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por outro lado, ser sempre muito pontual tem seu lado ruim, pois pode indicar uma pessoa extremamente preocupada e que quer agradar aos outros. Além disso, essas pessoas também são conhecidas por ficarem irritadas quando precisam esperar alguém chegar.

Você é atrasado?

O psicólogo social Oliver Burkman acredita chegar atrasado demonstra que a pessoa é controladora. "Querem estar no controle da situação, ser o centro das atenções ao chegar", disse ele em entrevista à BBC. "Longe de ser um sinal de arrogância e despotismo, leve em consideração que há pessoas acostumadas a ter suas vontades realizadas desde pequenas, devemos ser mais empáticos", completa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Já um estudo do Departamento de Sociologia da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, afirma esse tipo de pessoa adota uma postura otimista em relação ao tempo que dispõe para cumprir seus compromissos.

DeLonzor, ao jornal The New York Times, afirma que existem dois tipos de pessoas atrasadas: os acelerados e os produtores. O primeiro grupo gosta da sensação de deixar as coisas para a última hora, quase como se sentisse adrenalina. O segundo grupo é marcado pelo otimismo de querer fazer mais dentro de um prazo curto. Ela completa dizendo ainda que, em geral, os atrasados são pessoas positivas e criativas, porém, pouco realistas.