Qual sentido estimula mais você?

Saiba se você é visual, sinestésico ou auditivo e tire melhor proveito disso

POR FERNANDO MENEZES - PUBLICADO EM 04/10/2010

Você sabe o que são os sistemas representacionais? Se não, saiba que são eles que determinam os nossos gostos, preferências, relacionamentos e nosso comportamento. Nossa personalidade é construída devido aos estímulos marcantes que acontecem durante toda a nossa vida. "Nossos cinco sentidos são constantemente estimulados, e é a partir deles que nós aprendemos do que gostamos ou não", diz a terapeuta em neurolinguística Silvia Maria Pereira Ramos.

Por mais que esse estímulo aconteça em todas as pessoas, a sensibilidade de cada indivíduo a cada sentido é diferente. Há três tipos de perfis que definem que tipo de sentido é mais aguçado em cada pessoa: o auditivo, sinestésico e o visual. De acordo com Silvia Maria, essa classificação não é rígida. Algumas pessoas são auditivas em um período da vida, e quando passam por algumas situações, passam a ser sinestésicas, por exemplo.

Por isso, ao classificar alguém como visual, devemos dizer "ele está em uma época visual" e não "ele sempre será visual". Faça o teste e descubra em qual desses sistemas representacionais você se encaixa no momento, e conheça algumas dicas especiais para o seu perfil.

1/9

Quando você vai a uma festa, costuma reparar:

carregando...
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não