Terapia do espelho eleva autoestima e ajuda a se conhecer melhor

SÉRIE BEM-ESTAR

POR MINHA VIDA - ATUALIZADO EM 05/06/2012

Técnica nos faz refletir sobre nossos defeitos e qualidades em frente ao espelho

A terapia do espelho é um método que ajuda no autoconhecimento. Os exercícios são feitos em frente ao espelho. O objetivo é investigar o que está por trás do seu comportamento.

Etapa1: o que consigo fazer para alcançar meus objetivos? Estou no caminho certo para isso? Pense nas áreas da sua vida: família, profissão, relacionamento, lazer.

Etapa2: vá para um lugar calmo e reservado. Em silêncio, olhe no espelho e faça o confronto entre o que há de bom e de ruim em você mesmo e o quanto isso influencia no seu dia a dia.

Etapa3: não se fixe na aparência. Vá além dela, pense nos seus pontos fortes e lembre-se dos episódios difíceis que você superou. Os problemas vão se tornar pequenos e sua autoestima cresce.

Etapa4: não estar satisfeito consigo mesmo é natural. O ser humano gosta de mudar. Use isso a seu favor e se dedique a um projeto de transformação.

Etapa5: não tenha vergonha de si mesmo nem de suas emoções. Faça o que sentir vontade: chore, dê risada e procure conhecer seus sentimentos. Por que eles surgem em determinados momentos? O espelho reflete tudo e fica mais fácil de entender.

Etapa6: na frente do espelho comece a olhar para si mesmo. Aos poucos comece a explorar o seu interior. Seus atos correspondem aos seus desejos?

Etapa7: questionar a si mesmo é essencial. As perguntas certas são o primeiro passo para descobrir seus desejos e planejar como eles podem se realizar.

Etapa8: no começo faça terapia diariamente, antes de dormir e ao acordar. Passe alguns minutos na frente do espelho e tente dar mais valor as suas vontades. Aos poucos suas atitudes vão entrando em sintonia com os seus sentimentos. 

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não