patrocínio

Faça sua avaliação gratuita e descubra como emagrecer com saúde

(ex:65,5)
(ex:1,62)

Especialistas ///

Conheça todos nossos especialistas

Palavras mais buscadas ///

Receba por email ///

Receba no seu email todo o conteúdo e novidades Minha Vida

Pro teste analisa 10 principais marcas de protetor solar e reprova 8

Empresa diz que composição, embalagem e fator de proteção não são eficazes

Por Minha Vida Publicado em 1/12/2009

tamanho da letra: A- A+

De acordo com a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) os riscos do seu protetor solar não estar causando os benefícios esperados são enormes. A empresa analisou 10 das principais marcas de protetores solares do país e apontou que oito delas não são eficazes.

De acordo com a Pro Teste, os erros vão desde a composição até a embalagem dos produtos. A empresa afirma, por exemplo, que marcas como Avon, Banana Boat, Coppertone e Episol utilizam na composição o benzophenone-3, um agente potencialmente cancerígeno que já é proibido na Europa.

O fator de proteção também foi analisado e, de acordo com a associação, alguns produtos apresentam um fator muito baixo de proteção. Marcas como Natura, Banana Boat, Episol e Coppertone apresentavam proteção UVA menor do que 1/3 do FPS, número considerado irregular. 

As embalagens também foram reprovadas pela Pro Teste, que afirma que algumas marcas trazem dados incorretos sobre o fator de proteção, que apresentam informações em fontes pequenas - o que torna a leitura praticamente impossível - ou que não informam o fator de proteção UVA. 

Como aconteceu o teste:

Para realização do teste, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor sete pontos fundamentais para confirmar os benefícios dos produtos.

Rotulagem: análise do rótulo para verificar a existência de todas as informações consideradas importantes pelos consumidores.
Reprovada: Hélioblock (La Roche-Posay).

Composição
: verificação da existência do benzophenone-3. Ingrediente potencialmente cancerígeno.
 

Reprovadas: Sundown, Nivea, Natura Fotoequilíbrio, Episol Loção Oil Free, Coppertone, Banana Boat Bloqueador Solar Ultra, Avon Sun.

Irritabilidade: teste com voluntárias para verificar a porcentagem de irritabilidade.  

Hidratação: análise para verificar aumento da hidratação da pele após duas, quatro e seis horas do uso dos protetores.

Proteção: por meio de aparelhos, é medida a proteção (FPS) UVA e UVB proporcionada pelos protetores.
Reprovadas: Coppertone Loção, Episol Loção Oil Free, Natura Fotoequilíbrio e Banana Boat.

Bloqueador Solar Ultra Resistência: medição da fotoestabilidade dos produtos para verificar se eles são estáveis nas condições reais de uso, ou seja, durante a exposição solar.
Reprovadas: Avon, Hélioblock (La Roche-Posay), Nivea Sun Loção Solar Protetora, Banana Boat Bloqueador Solar Ultra e Sundown.

Teste em uso: respostas de voluntários para verificar se o produto é espalhado com facilidade, se deixa a pele oleosa, se é absorvido rapidamente e se o odor é agradável.
Reprovadas: Coppertone Loção, Banana Boat e Hélioblock (La Roche-Posay).

Reivindicações da Pro Teste

- A obrigatoriedade de o fator UVA ser no mínimo um terço do FPS do produto, assim como ocorre na Europa.

- Que seja indicado no rótulo o fator de proteção UVA.

- A obrigatoriedade de testes de fotoestabilidade.

- A redução do prazo de validade dos protetores (de dois anos para um ano).

- A proibição da substância benzophenone-3. 

A melhor opção

De acordo com a análise, apenas duas marcas apresentam formulação e embalagem eficazes. A marca que ganhou mais pontos foi a o L'Oréal Solar Expertise e, em segundo lugar, ficou a marca Cenoura & Bronze 

Gostou desta matéria?
Aproveite e receba o nosso conteúdo em seu email. São dicas, matérias, testes, receitas, guias e muito mais!
Clique aqui para receber o nosso conteúdo.

Fórum /// Últimas discussões

Super, Tive isso sim, no meu caso pelo peso que ganhei ao longo dos anos. Não existe formula mágica, os 3 pontos são: 1. ALongamento 2. Musculação para perna 3. Perder peso Importante: Quan ... por danimv

Ler mais Responder

Alguém sabe o que é isso? Como faço pra identificar se tenho? ... por admin

Ler mais Responder

Voltar ao topo da página

Envie para um amigo

Gostou de nosso conteúdo? Gostaria de indicá-la para um amigo(a)?
É muito simples e com certeza ele(a)s vão adorar. Você só tem que preencher os
campos abaixo.


Seu nome
Seu e-mail
Assunto do e-mail

Escreva uma mensagem para seus amigo(a)s


Inclua seus amigo(a)s

Nome do amigo(a)
E-mail do amigo(a)

Amigo(a)s incluídos
Enviado com sucesso!
Minha Vida - Saúde Alimentação e Bem-Estar

RSS RSS

Prêmio IBest 2008
Melhor site de Saúde

X Fechar