Sintomas da menopausa podem ser aliviados com um novo composto à base de isoflavonas, proteínas de soja e cálcio. De acordo com um estudo do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, em Campinas, o alimento de soja produz efeitos semelhantes à terapia hormonal, comumente aplicada em mulheres que passam pelo climatério.
As conclusões da pesquisa apontam que o alimento à base de soja foi capaz de reduzir as típicas ondas de calor em até 65,4% e problemas musculares e articulares em 40%, além de produzir uma melhora significante na secura vaginal.
Entre os fatores contribuintes para a eficácia do método, os autores da pesquisa apontam a proporção de isoflavona e proteína de soja contida no alimento avaliado. Cada porção do alimento contém aproximadamente 45mg de isoflavonas, 10g de proteínas de soja e 500mg de cálcio.
Chamado comercialmente de Previna® e produzido pela Sanavita Ind e Com Alimentos, o composto à base de soja mostrou boa aceitabilidade entre as participantes do estudo e apresentou poucos efeitos colaterais. Sua eficácia é comparável à da terapia hormonal e superior ao placebo, representando uma boa opção para as mulheres que decidem por não recorrer a TH para o controle dos sintomas relacionados à menopausa.
O estudo foi realizado pelo médico Lucio Carmignani, com a orientação da ginecologista Adriana Orcesi Pedro, que apresentou o estudo no Encontro Anual de Climatério, nos Estados Unidos. "A recepção do estudo pelos médicos e pesquisadores foi muito positiva. Eles queriam saber se o alimento já era produzido em escala comercial ou se havia sido desenvolvido apenas para o estudo", conta Adriana.
Inicialmente, foram triadas 1.520 mulheres. Destas, 60 foram selecionadas para participar do estudo. As participantes apresentavam idade entre 40 e 60 anos e foram divididas em três grupos. O primeiro recebeu o alimento à base de soja diariamente, enquanto o segundo recebeu terapia hormonal de baixa dosagem e o terceiro tomou placebo. A pesquisa foi conduzida pelo período de 16 semanas.
Desde a publicação do estudo Women Health s Initiative (WHI - 2002), que levantou os riscos dos tratamentos realizados com reposição hormonal sintética, como possível aumento na incidência de câncer de mama e problemas tromboembólicos, a comunidade científica mundial busca alternativas para as mulheres que não podem ou não querem se tratar com os hormônios.
Sobre o Previna®
O alimento utilizado no estudo da Unicamp foi desenvolvido por uma equipe de especialistas em nutrição, com a assessoria científica de Jocelem Mastrodi Salgado, professora titular do Departamento de Agroindústria e Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais-SBAF.
Trata-se de um composto concentrado à base de isolado protéico de soja, rico em isoflavonas e proteínas, enriquecido com cálcio. Sua fórmula concentrada é adoçada com sucralose e oferece 50 calorias por porção.