Faça sua avaliação gratuita e descubra como emagrecer com saúde

(ex:65,5)
(ex:1,62)

Especialistas ///

Conheça todos nossos especialistas

Palavras mais buscadas ///

Receba por email ///

Receba no seu email todo o conteúdo e novidades Minha Vida

Coma menos carne vermelha e viva mais

Pesquisa demonstra ser possível diminuir o colesterol, pressão arterial e até risco de câncer

Por Minha Vida Publicado em 9/4/2009 Revisado em 10/11/2009

tamanho da letra: A- A+

Um estudo recém-publicado pela revista Archives of Internal Medicine demonstra que quem come menos carne vermelha e carnes processadas vive mais. A pesquisa acompanhou por 10 anos mais de meio milhão de pessoas com idades entre 50 e 71 anos. A quinta parte das pessoas que mais ingeria carne vermelha (média de 62.5g / 1000 Kcal por dia) foi a que apresentou maior mortalidade independente da causa, e também maior mortalidade por doenças cardiovasculares e câncer, quando comparada à quinta parte que menos ingeria carne vermelha (média de 9.8g / 1000 Kcal por dia).

Essa mesma relação de risco foi observada com o consumo de carnes processadas de maior consumo e maior risco de mortalidade. No caso da carne branca, os resultados foram exatamente opostos. A quinta parte das pessoas que mais ingeria carne branca tinha menor risco de mortalidade geral, assim como por doenças cardiovasculares e câncer, quando comparada à quinta parte que menos comia carne branca.

 Os pesquisadores calculam que entre 11 e 16 % das mortes poderia ser evitada se as pessoas comessem menos carne vermelha, e a redução do risco de mortalidade por doenças cardiovasculares poderia chegar a 21%. As carnes vermelhas contêm grande quantidade de gordura saturada que por sua vez está associada ao aumento dos níveis de colesterol, da pressão arterial e do risco de câncer. As carnes vermelhas ainda possuem reconhecidos compostos carcinogênicos, que podem ser ainda mais concentrados nas carnes processadas.

Pesquisa acompanhou por 10 anos mais de meio milhão de pessoas

 Não é o caso de radicalizar e recomendar que todo mundo adote a dieta vegetariana. Limitar o consumo de carnes vermelhas e processadas a menos de 10% das calorias diárias já é o suficiente. Nesse sentido, dietas com altos teores de carne vermelha como fonte de proteína (ex: dieta do "Dr. Atkins") não garantem bons resultados à saúde quando se pensa a longo prazo.

Conteúdo por:

Gostou desta matéria?
Aproveite e receba o nosso conteúdo em seu email. São dicas, matérias, testes, receitas, guias e muito mais!
Clique aqui para receber o nosso conteúdo.

Fórum /// Últimas discussões

Oi. Renatinha... Creio que o que vou responder para voce, servirá para muitas outras pessoas. O que eu tenho recomendado e tem dado certo, para as pessoas perderem peso, com qualidade de vida, sem muito estresse, sem muita complicação (pra não ... por fersters

Ler mais Responder

Olá para todos. Para regular o meu intestino e deixar ele em dia eu faço uso de um produto chamado Ran-yu (Óleo de Ovo). Se quizerem mais informações é só me escreverem. fersters@gmail.com. Feliz Natal a todos e um próspero Ano Novo. por fersters

Ler mais Responder

Voltar ao topo da página

Envie para um amigo

Gostou de nosso conteúdo? Gostaria de indicá-la para um amigo(a)?
É muito simples e com certeza ele(a)s vão adorar. Você só tem que preencher os
campos abaixo.


Seu nome
Seu e-mail
Assunto do e-mail

Escreva uma mensagem para seus amigo(a)s


Inclua seus amigo(a)s

Nome do amigo(a)
E-mail do amigo(a)

Amigo(a)s incluídos
Enviado com sucesso!
Minha Vida - Saúde Alimentação e Bem-Estar

RSS RSS

Prêmio IBest 2008
Melhor site de Saúde