Amamentar protege a saúde da mãe O gesto diminui os riscos de derrame, doenças do coração e diabetes Os benefícios do leite materno para saúde do bebê refletem-se não só na infância, mas numa vida adulta mais saudável. A novidade, que acaba de ser divulgada por pesquisadores da Universidade de Pittsburg, envolve as vantagens deste gesto de amor para a saúde da mãe. Segundo os cientistas, as mulheres que amamentaram uma criança por mais de um ano estão mais protegidas contra doenças cardíacas e derrame (e não somente na fase de aleitamento).
Para chegar à conclusão, os estudiosos acompanharam 140 mil mulheres no período pós-menopausa, divididas em dois grupos: as que nunca amamentaram e aquelas que fizeram isto por mais de um ano. A saúde mais resistente do primeiro grupo, segundo os pesquisadores, deve-se à diminuição dos depósitos de gordura quando a mulher amamenta. Os riscos de diabetes, de colesterol alto e de hipertensão também caem, indica o estudo.
Para o bebê
O bebê é o mais beneficiado quando o assunto é o leite materno e, para a Organização Mundial de Saúde, ele deve ser o único alimento ingerido nos primeiros seis meses de vida, dispensando até água. O leite materno protege a criança de diarréia, pneumonia, câncer e alergias.