Use a rotina para acabar com a vida sexual morna

Em vez de criar situações especiais, apimente os dias em casa

POR NATALIA DO VALE - PUBLICADO EM 30/12/2009

Fantasias, presentes, massagens, jantares e flores. Tem horas que nem tudo isso junto é suficiente para tirar o relacionamento da rotina e melhorar a vida conjugal. "O problema é que muitos casais preocupam-se em criar momentos especiais e se esquecem de aproveitar o tempo livre, quando permanecem juntos", afirma a terapeuta de casais Claudya Toledo. "Atitudes simples, como cozinhar juntos ou bater um papo descontraído são maneiras de animar o relacionamento".

Gastar as economias com motel ou fazer uma viagem escandalosamente inesquecível vale como iniciativa para quebrar o gelo. Mas não adianta achar que esse tipo de fuga resolve o problema, isoladamente. "As estratégias só funcionam quando são planejadas em parceira a outras mudanças, praticadas diariamente", diz Claudya. No livro Sexo e Segredos de Casais Felizes (Editora Alaúde), a especialista ensina como usar os cômodos da casa para esquentar a relação. As dicas incluem do banheiro à sala de jantar e só dependem da disposição do casal para serem aplicadas. Veja a seguir uma seleção, feita pela própria autora a pedido do Minha Vida, com táticas para esquentar o relacionamento sem sair de casa.

Sala de estar

A sala de estar é um dos poucos ambientes abertos a todos que visitam a casa. Essa falta de privacidade pode funcionar como ponto de partida em uma brincadeira de conquista: vale experimentar carícias mais ousadas e fazer declarações antes do sexo. "A sala é o lugar para a sedução, onde o termômetro vai esquentando e as preliminares começam a ser praticadas".

Dica: o ambiente tem que ser tranquilo e confortável. Mas sem exageros, para não causar sono em vez de excitação. Um tapete fofinho e almofadas são mais instigantes do que o sofá na hora de ver um filme erótico, por exemplo.