Saiba conciliar namoro e vida profissional

Incluir o parceiro nos projetos e estar aberto a diálogos são um bom começo

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 08/06/2011

"Como manter um relacionamento estável se estou tão concentrado na carreira?" "Como focar no meu trabalho e ainda dar atenção ao meu companheiro?" Essas e outras dúvidas permeiam a cabeça de muitos casais, tanto na fase de namoro quanto no casamento.

Afinal, é possível conciliar carreira e relacionamento? O Minha Vida mostra que, além de ser possível, os hábitos necessários para alcançar essa meta podem ser simples. Conversamos com especialistas no assunto para procurar resolver os principais dilemas daqueles não conseguem colocar trabalho e relacionamento no mesmo espaço:

O meu, o seu, o nosso... Plano

Você pode ter grandes planos para a sua carreira e querer mantê-los do jeito que estão. Muitas vezes, porém, essas projeções no trabalho não incluem diretamente o parceiro ou parceira, o que pode gerar conflitos. O psicólogo de casais Arthur Müller afirma que um plano só se torna possível quando considera todos os envolvidos. "O casal precisa fazer planos conjuntos, considerando o futuro de cada um juntamente com o futuro do casal".

Podemos colocar assim: um precisa trabalhar, o outro precisa terminar a pós-graduação e o casal precisa investir em um novo lar para morar. De acordo com Arthur, cada um desses três elementos deve ter seu espaço e, ao mesmo tempo, acomodar as possibilidades dos demais.