Conheça oito benefícios do videogame para o desenvolvimento do seu filho

Se bem dosado, os jogos estimulam o raciocínio e ajudam no convívio social

POR MANUELA PAGAN - ATUALIZADO EM 03/11/2014

Considerado há muito tempo como vilão da saúde, o videogame evoluiu e mostrou que também pode ser extremamente positivo, tanto para crianças quanto adultos. Há diversas pesquisas recentes que comprovam a eficiência de alguns modelos, mas - é claro - todo jogo deve ser bem dosado. "Crianças que ficam muito tempo jogando e prejudicam outras atividades - como a alimentação e a escola - precisam de limites orientados pelos pais", conta a psicóloga Ana Luiza Mano, do NPPI (Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática - da PUC São Paulo).

Para que você não tenha mais dúvidas dos benefícios dessa diversão, o Minha Vida pediu a especialistas que listassem algumas das vantagens para o seu filho. Confira e aproveite para tirar um tempo para brincar com ele.

Raciocínio lógico

Jogos de estratégia, em que é preciso encontrar a solução certeira, estimulam o raciocínio. "Para ultrapassar os obstáculos do videogame, é preciso tomar as atitudes certas, o que favorece o pensar lógico", explica a psicóloga Ana Luiza Mano. A vontade de vencer impede que a criança simplesmente desista frente à dificuldade. Além disso, a melhora é progressiva, já que cada fase é um pouco mais difícil que a anterior.