Uma em cada quatro mulheres diz que tanto faz ficar grávida ou não

Nem sempre as mulheres estão tentando ou evitando ter filhos

Por Minha Vida - publicado em 11/05/2010


Um novo estudo publicado no Maternal and Child Health Journal, dos EUA, sugere que para quase um quarto das mulheres norte-americanas tanto faz ficar grávida ou não. Essa ampla faixa de ambivalência surpreendeu os pesquisadores, que disseram serem necessárias algumas mudanças de abordagem em relação a vários aspectos da saúde feminina.

Quase 4000 mulheres americanas com idades entre 25 e 45 anos e sexualmente ativas foram avaliadas. Cerca de 70% disseram que não estavam tentando engravidar, 6% disseram que estavam tentando e quase 23%, ou seja, para quase uma em cada quatro mulheres, afirmaram que não estavam tentando engravidar e nem evitando a gravidez.

Entre as mulheres que não tinham filhos, 60% disseram não estar tentando ter, 14% tentavam engravidar e 26% disseram que estavam bem que qualquer maneira. Segundo a principal autora do estudo, Julian McQuillian, da Universidade de Nebraska, a descoberta desafia radicalmente a ideia de que as mulheres estão sempre tentando, de uma maneira ou de outra, engravidar ou não.  

O estudo também deu medidas mais precisas das intenções das mulheres em engravidar, que são importantes para estimar a necessidade insatisfeita por métodos anticoncepcionais e a construção de programas de planejamento familiar mais eficazes, promovendo melhora dos cuidados da saúde infantil e materna.

A pesquisa afirmou ainda que as mulheres que estão bem de qualquer forma devem ser avaliadas, a partir de agora, separadamente das mulheres que tem uma decisão formada sobre ter filhos.

De acordo com os pesquisadores, se os profissionais de saúde questionarem às mulheres se elas estão tentando engravidar e a resposta for não, então automaticamente elas são encaixadas no grupo de mulheres que não está tentando. No entanto, essas mulheres devem ser tratadas como se elas provavelmente fossem conceber e devem, portanto, obter recomendações, tais como garantir o consumo adequado de ácido fólico e limitar a ingestão de álcool.  


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2012 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."

  • O Minha Vida é uma empresa Endeavor

  • Prêmio ABEMD 2010 Associação Brasileira de Marketing Direto

  • Nós aderimos aos princípios da 
                                charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
    Verifique aqui