Bebês que tomam mamadeira têm mais chances de se tornar comilões

A relação foi independente de fatores externos como peso, renda familiar e etnia

Por Minha Vida - publicado em 12/05/2010


Bebês que são alimentados com mamadeira logo nos primeiros meses de vida parecem ter tendência a comer mais durante a infância do que aqueles que são alimentados exclusivamente pela amamentação, segundo estudo que será publicado na edição de junho da revista Pediatrics.

Os pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos acompanharam o primeiro ano de vida de 1250 crianças e descobriram que as que tomavam mamadeira durante os primeiros seis meses de vida, mesmo que fosse leite materno, apresentavam menor capacidade de controlar o apetite mais tarde.

O "efeito mamadeira", como foi chamado, pode ser uma das razões para a associação entre aleitamento materno e menor risco de obesidade infantil. Nas pesquisas mais recentes sobre o efeito da amamentação no ganho de peso, o foco tem sido nos componentes do leite materno, como os hormônios leptina e adiponectina, que ajudam a regular o apetite e o metabolismo. Porém, as novas descobertas sugerem que a forma de alimentar os pequenos também importa nesse sentido. 

O estudo mediu a autorregulação de apetite em bebês de sete, nove dez e doze meses de idade. As mães eram sempre questionadas sobre a frequência em que os bebês tomavam a mamadeira ou um copo de leite.

Os resultados indicaram que, entre os exclusivamente amamentados nos primeiros seis meses, 27% sempre terminavam a mamadeira, comparados com 54% daqueles que tiveram alimentação mista e 68% dos que foram alimentados com mamadeira desde os primeiros meses de vida. Esses dados ocorreram independentemente de outros fatores, como peso, escolaridade materna, renda familiar e etnia.

De acordo com os autores, os bebês que tiveram mais de dois terços de sua alimentação via mamadeira no início da vida tinham duas vezes mais chances de, mais tarde, esvaziar a mamadeira, mesmo depois de satisfeitos, do que aqueles que tiveram menos de um terço de sua alimentação feita com ela.

A pesquisadora Ruowei Li disse não estar claro o motivo da relação amamentação e autorregulação de apetite, mas quando os bebês são amamentados, eles controlam a quantidade de leite que consomem, mas quando os pais dão a mamadeira, eles podem tentar fazer o bebês esvaziar a mamadeira a maioria das vezes. A pesquisadora acredita que isso pode interferir na capacidade inata do bebê de regular sua ingestão de calorias em resposta a sinais internos de apetite.  


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2012 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."

  • O Minha Vida é uma empresa Endeavor

  • Prêmio ABEMD 2010 Associação Brasileira de Marketing Direto

  • Nós aderimos aos princípios da 
                                charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
    Verifique aqui