PUBLICIDADE

Tire suas dúvidas sobre amamentação, cólicas e fraldas

Pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros responde perguntas de mães sobre esses temas

Ser mãe é um momento mágico, mas cheio de dúvidas e inseguranças, principalmente quando se é mãe de primeira viagem. Afinal, é muito difícil lidar com uma nova vida que está aos seus cuidados.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para ajudar nesse momento, O Minha Vida ao Vivo convidou o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, autor do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses" parar responder as principais perguntas de nossas leitores sobre amamentação, fraldas e cólicas.

Se você perdeu nossa transmissão ao vivo, confira o vídeo abaixo e também os melhores momentos do chat a seguir:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dúvidas de mãe: tire suas dúvidas sobre como cuidar do seu bebê

Wanda: Como estimular a produção do leite materno?

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros: Ter uma alimentação saudável, boa ingestão de líquidos e fazer com que o bebê mame com frequência. Evitar o estresse também é importante. Os pais precisam dar apoio para a mãe. E com isso consegue amamentar até os seis meses ou mais.

Flávia: O que faço para evitar problemas como a criança não saber pegar o bico do peito?

Mãe amamentando seu bebê - Foto: Getty Images
A pega correta do bebê na amamentação é fundamental para a saúde da mãe e da criança

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros: O mais importante é colocar o mamilo não na ponta da língua, mas no meio, porque a criança tem um reflexo natural e tudo que é colocado na ponta da língua ela repele, colocando o bico no meio da língua, automaticamente ela puxa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Aline: Por quanto tempo devo amamentar a "livre demanda" ou toda da vez que o bebê quiser?

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros: O Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam a amamentação por livre demanda até seis meses. Eu sou absolutamente a favor da livre demanda.

Leliane: Estou colocando rotina no bebe de três meses. A última mamada é as 20:30. Devo amamentar de madrugada se ele acordar ou não pra ir acostumando?

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros: Principalmente no primeiro mês é importante acordar para amamentar, depois de um mês dá para deixar um pouco mais, quatro, cinco horas é o máximo de espaço de tempo que pode suportar.

Natália: Com qual idade devo inserir uma alimentação diferente do leite materno?

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros: Se a criança está exclusivamente no leite, começamos aos seis meses, lenta e progressivamente para chegar a 1 ano com uma dieta de criança.

Mirella: Gostaria de saber por que os bebês sentem cólicas?

Bebê chorando - Foto: Getty Images
Cólicas são comuns no bebê que está se acostamando a digerir o leite materno

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros: Cólica é um processo, primeiro tem que separar o choro do bebê da cólica. O bebê chora porque saiu de um ambiente. É só ter calma, toda a criança é passível de ter cólicas, todas tem em algum momento da vida.

Patricia: Tem alguma posição para colocar o bebê que alivia as cólicas?

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros: Colocar a criança de bruços ajuda a aliviar as cólicas. O leite materno e a tranquilidade da mãe são duas formas boas formas de aliviar as cólicas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Thais: Qual o melhor remédio para cólicas?

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros: Tirando o cimeticona, dificilmente se prescreve porque não há necessidade. Uma boa conversa e explicação da causa da dor já ajuda.

Águida: Existem muitas teorias do que a mãe come causa cólica no bebê. O que, de fato, uma mãe que amamenta no peito não deve comer?

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros: Em princípio não. Alimentos que fazem mal para a mãe podem provocar problemas, mas direto para a criança não.

Liliane Moura: Qual a melhor: fralda de pano ou descartável?

Pai trocando a fralda do bebê e brincando - Foto: Getty Images
A troca de fraldas deve ser feita apenas quando a fralda está suja

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros: A fralda de pano é melhor, pois causa menos alergias e também é melhor na parte ambiental.

Maria Estela: Qual o tempo certo para trocar a fralda do bebê? Esse tempo vale para o período da noite também?

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros: A fralda deve ser trocada sempre que a criança estiver com xixi ou cocô. A pele da criança é muito sensível, então fezes e urina podem irritar essa pele sensível. Eu aconselho trocar as fraldas depois da mamado porque provavelmente a criança irá evacuar como um reflexo. Se a fralda estiver seca não é preciso trocar.

Ana Carolina: Qual é o momento certo de parar de usar fralda e como essa mudança deve ser feita?

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros: O ideal é começar a tentar com um ano e meio, mas sem expectativas que o bebê conseguirá sair das fraldas nesse período. O ideal é incentivar e não punir caso o bebê erre, pois ele está aprendendo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)