Acampamento de verão ensina criança a se virar só

Quando as férias dos adultos acabam a viagem entretém seu filho

POR MINHA VIDA - ATUALIZADO EM 02/12/2010

O verão chegou e, com ele, as férias da criançada, que está com o pique e com astral lá em cima para aproveitar cada minuto da estação mais quente do ano.

O grande problema é que as férias da garotada, na maioria das vezes, é muito mais comprida do que as dos pais e fica complicado arrumar entretenimento para distrair seu filho. Se o problema anda rondando sua cabeça, que tal pensar nos acampamentos de verão? Eles oferecem atividades culturais, esportes radicais, oficinas de inglês e de recreação, enfim, tudo para que o filhote se divirta e aprenda como nunca.

"A partir de 6 anos de idade, as crianças já estão prontas para os acampamentos sem os pais. É uma oportunidade para experimentar novos desafios e aprender a se virar sozinha", afirma o pediatra e neologista Jorge Huberman, do Hospital Albert Einstein. O problema fica por conta das dúvidas e do medo dos que, algumas vezes, os pais acabam transferindo às crianças. Evite isso com as dicas do pediatra.

Acampamento
Acampamento

Converse com seu filho: quem precisa decidir se quer ou não ir para um acampamento de verão é a criança. "Não adianta forçar, a criança precisa de vontade e coragem para viajar sem a companhia dos pais. Já atendi pais que tiveram que buscar o filho um dia depois da viagem. Uma dica é tentar planejar a viagem com um amiguinho ou o irmão", diz o pediatra.

Tipo de acampamento: se, depois da conversa, seu filho demonstrou vontade de embarcar na aventura dos acampamentos de verão, chegou a sua vez de pensar na melhor opção para ele. "Verificar as acomodações (ele vai dormir em barraca ou em alojamentos?), as atividades, (seu filho gosta de esportes radicais ou prefere um acampamento cultural?) são algumas das etapas de escolha", diz Jorge Huberman.

Refeições: quem conhece melhor seu filho do que você? Por isso é preciso se atentar para todas as necessidades pessoais dele. A maioria dos acampamentos apresenta almoços e jantares no estilo self- service, seu filho vai conseguir se alimentar direito assim? Ou é necessário dar instruções aos monitores? Longe dos pais, muitas crianças ficam constrangidas, sendo necessário um acompanhamento mais próximo.

Higiene: ele já consegue fazer tudo sozinho ou ainda precisa de ajuda no banho, por exemplo? Esse e outros detalhes devem ser passados para os monitores dos acampamentos. Esse é um modo de não deixar seu filho perdido, enfrentando necessidades que podem deixá-lo totalmente sem jeito.

Companhia e segurança: atentar para as pessoas que vão cuidar do seu filho durante a viagem de férias é essencial para garantir a segurança dele. Verifique se o acampamento conta com plantão de psicólogos e nutricionistas, além de médicos. "Os monitores também precisam ser muito bem preparados, evitando acidentes e sabendo apaziguar situações de estresse sem comprometer as férias", diz o pediatra. Uma dica é tentar visitar o acampamento antes de mandar seu filho sozinho para lá ou procurar um dos escritórios que possuem um acesso mais fácil. "Pergunte sobre quem cuidará do seu filho quantas vezes achar necessário", diz o especialista.

Na mala: preste atenção no que o seu filho irá precisar durante a viagem, conferindo o clima e as atividades que ele irá realizar. "Antes de decidir o que colocar na mala do seu filho converse com um responsável do sitio, normalmente eles mandam um lista de tudo que não pode faltar". Roupas leves, protetor solar e labial e repelente são sempre bem-vindos.

Medicamentos
: "Um acampamento confiável precisa apresentar um questionário sobre a saúde da criança e, caso ela esteja tomando algum medicamento, isso não pode deixar de ser informado. Outro ponto é observar se existem hospitais próximos e veículos para rápida locomoção", diz Jorge Huberman.

Acampamento- verão
Acampamento- verão

Conheça algumas opções de acampamentos de verão

English Camp: único acampamento no Brasil dedicado exclusivamente à prática do Inglês.
Mais informações: http://www.englishcamp.com.br

Acampamento Peraltas: recebe crianças e adolescentes de 4 a 16 anos. É movido pelos esportes radicais.
Mais informações pelos telefones (11)30351900 ou 38163383 ou no site www.peraltas.com.br.

Topo do Mundo
: apresenta diversas atividades, como esportes radicais e projetos pedagógicos.
Mais informações: www.casadechocolate.com ou (19) 3255.3131

Águias da Serra: prioriza o carinho e a paz entre os acampantes, além de proporcionar atividades e brincadeiras inovadoras. Mais informações: acampamento@aguiasdaserra.com.br ou www.acampamentoaguiasdaserra.com.br
Tel.: 11- 5660 6102 

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não