publicidade

Socorro, meu filho precisa ganhar peso!

Crianças magras demais apresentam dificuldades no desenvolvimento

Por Minha Vida - publicado em 06/02/2009


A hora da refeição é quase um martírio e você não se conforma ao notar que o peso do seu filho é incompatível com a idade dele. A família inteira comenta como ele está magrinho e, na escola, a diferença em relação aos colegas é evidente. Vitaminas, suplementos e receitas (incluindo aquelas bem antigas) já fizeram das suas ações. Mas, não adianta: o peso ideal parece uma conquista cada vez mais distante da criança.

O problema é que essa situação pode prejudicar e muito o desenvolvimento infantil, tanto na escola quanto nas atividades do dia-a-dia. "O peso inadequado tem tudo a ver com a alimentação que, certamente, precisa de ajustes. Mas isso não significa, necessariamente, mexer na quantidade dos alimentos oferecida à criança", afirma a nutricionista e especialista do Minha Vida, Daniela Jobst.

Na fase escolar, por exemplo, a carência nutricional aumenta. E deixar de prestara tenção nisso pode prejudicar o bom andamento dos pequenos na escola e nas atividades do dia-a-dia, causando desânimo e doenças como anemia. Os pais devem avaliar se os filhos consomem todos os nutrientes, proteínas, vitaminas de forma adequada e equilibrada, independente da idade da criança.

Durante a infância, é comum que a alteração do peso seja grande. As crianças estão em constante mudança e o corpo reflete essas transformações, mas não é difícil perceber que algo não anda sob controle, como explica a nutricionista. "Para perceber que chegou a hora do pequeno ganhar peso, basta comparar o seu peso com o de outras crianças da mesma idade. Outra opção é avaliar mensalmente, a curva de crescimento proposta pela organização mundial de saúde (OMS), além de avaliar o perfil genético de crescimento familiar"

Dicas
Para garantir um ganho de peso saudável, é essencial que o filhote consuma os nutrientes necessários e esteja com boa saúde. "Na dúvida, aposte na variedade. Uma criança que tem uma dieta colorida provavelmente está recebendo a quantidade de vitaminas, cálcio, ferro e outros nutrientes de que ela necessita. As frutas, in natura ou sob a forma de suco, devem fazer parte do cardápio diário e sempre de forma variada", diz Daniela Jobst.

Outro item importante para que o ponteiro da balança do pequeno comece a mudar é a ingestão de carnes,principalmente no fígado, por causa da vitamina C. "A carne é muito importante para garantir o ganho de peso saudável, já que ela apresenta um alto nível de ferro e de vitamina C, mas caso a criança se recuse a comer, uma dica é abusar de sucos naturais após a refeição, dessa forma a absorção do ferro inorgânico fica mais fácil".


Dicas para seu filho ganhar peso

- Altere o cardápio a cada refeição

- Não apresente todas as novidades de alimentos de uma só vez

- Varie a seleção de carboidratos, que dá a energia para as crianças nas atividades diárias

-Varie as proteínas, que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos

- Varie os alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, responsáveis pela manutenção e o bom funcionamento do corpo

- Sempre que possível, introduza o azeite na alimentação das crianças, pois é um alimento funcional natural, com alto teor de gordura monoinsaturada o que aumenta o colesterol bom (HDL).

Na hora do lanche:
A hora do lanche é crucial para crianças que precisam ganhar peso. "A lancheira deve ser rica em nutrientes com alimentos saudáveis. O ideal é montar uma pirâmide de alimentos, incluindo os mais saudáveis. Mas não vale deixar as guloseimas de lado, a dica é combiná-las a frutas e outras opções que você incluir na refeição", afirma a nutricionista.

Para te ajudar a acabar de vez com o problema a nutricionista preparou uma receita infalível, que vai dar um empurrão a mais para a conquista do peso ideal do pequeno. Confira:

Vitamina: Ideal para crianças que não comem verduras e frutas

1 cenoura
1 folha de couve
½ maça
½ banana
1 fatia de mamão
1 colher de sobremesa de farinha de linhaça dourada

Modo de fazer:
Bater tudo no liquidificador com água ou com suco laranja.


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X