PUBLICIDADE

Crianças que fazem exercícios tiram notas mais altas

90 minutos de atividade física por semana já melhora o rendimento escolar

Em 9/1/2012
Redação
Escrito por Redação
Redação Minha Vida

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Vrije, de Amsterdam, aponta que crianças que se exercitam mais apresentam um desempenho escolar melhor. A equipe de especialistas analisou 14 outras pesquisas realizadas nos EUA, Canadá e África do Sul, que comparavam a atividade física dos estudantes com seus desempenhos em provas de matemática, linguagem, raciocínio lógico e memória.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Em dez dos estudos analisados, os pesquisadores fizeram perguntas aos pais, professores e aos próprios estudantes sobre seu grau de atividade física. Após o questionário, a equipe seguiu as crianças para acompanhar o desempenho acadêmico por um período que variou de meses até anos.

Nos outros quatro estudos, um grupo de crianças ganhou um tempo extra para a prática de exercícios e teve os seus resultados de testes comparados com os de um grupo de crianças que não tinha ganhado esse tempo a mais. A maior dessas pesquisas envolveu 12 mil crianças e adolescentes americanos entre 12 e 18, que foram acompanhados por até dois anos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Analisando todos os resultados, os pesquisadores descobriram que alunos que faziam até 90 minutos de atividade física extra por semana foram melhores em testes de soletração, leitura e matemática, além de terem ganhado menos peso nos três anos seguintes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Segundo os autores da análise, isso pode ocorrer porque crianças se comportam e se concentram melhor quando se exercitam, ou porque a atividade aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e melhora o humor de quem a pratica. Esses resultados mostram que as escolas deveriam priorizar os exercícios tanto quanto os aspectos acadêmicos na educação infantil, e que as famílias poderiam ter a mesma atitude em casa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os pesquisadores afirmam que qualquer tipo de atividade é válida, não apenas a aula padrão de educação física. As crianças podem ir à escola de bicicleta ou, então, ter intervalos a cada meia hora durante as aulas, para que possam se exercitar de alguma forma.