Teste: Você é um pai presente?

Você faz o tipo paizão ou apenas pensa que está cumprindo bem seu papel?

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 11/08/2016

Participar da vida do seu filho não é só pagar a escolinha dele ou comprar aquele brinquedo que ele estava querendo tanto. O amor e o carinho de seus protetores são mais valiosos e necessários para as crianças do que os bens que ela possui. A criança precisa ter ao seu lado tanto a figura da mãe quanto do pai, pois são eles que irão ajudá-la a construir uma imagem positiva das trocas afetivas e da convivência. Mas, você que é pai, será que está conseguindo aproveitar o tempo com seus filhos da melhor forma possível?

É muito comum os pais passarem muito tempo fora de casa. Mas a psicoterapeuta infantil Priscila Martins afirma que o que determina a participação do pai na vida do filho não é a quantidade de tempo que os dois passam juntos. "Presença física não significa necessariamente participação. O pai pode ficar todos os dias com o filho, mas se está sempre ocupado não vai ser mais importante do que aquele pai que vê pouco a criança, mas tira duas horas da semana para fazer programas junto com ela."

De acordo com a psicoterapeuta Mara Pusch, a figura paterna é essencial, serve de suporte para o desenvolvimento da criança e ganha diferentes contornos no processo social e afetivo, de acordo com cada etapa da infância. Por isso, faça nosso teste e saiba se você está cumprindo o seu papel diante da família e correspondendo às expectativas da sua criança.

1/8

O bebê acorda no meio da noite chorando sem parar, geralmente você:

2/8

Sua mulher precisou sair por um instante e você ficou sozinho com seu filho. Caso o pequeno esteja com fome, com qual dessas atitudes você se identifica mais?

3/8

Quando você percebe que seu filho está com febre e com o nariz escorrendo, qual a sua primeira atitude?

4/8

Seu filho quer brincar bem na hora de um jogo do seu time do coração. O que você faz?

5/8

Suas férias não coincidem com a dos seus filhos. O que você faz para que eles não se entediem em casa?

6/8

Você percebe que seu filho(a) está triste e só fica no quarto. O que você tenta fazer para ajudar?

7/8

O rendimento escolar do seu filho caiu e vocês têm recebido reclamações de professora. Como você age diante dessa situação?

8/8

Com que frequência o seu filho (a) te procura para contar alguma coisa da vida dele (a)?