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Siga essas dicas e comece a malhar dentro de casa

Monte sua academia com equipamentos versáteis e prepare-se para colher os benefícios

Ter uma bicicleta, esteira ou até mesmo um aparelho que ajude na hora das abdominais em casa parece uma ótima ideia para entrar em forma. Desde que o destino da peça não seja o de ser aposentada pouco tempo depois. O aparelho vira cabide de roupas ou um simples objeto para acumular pó, e você fica sem os benefícios da atividade física. "Comprei uma esteira há seis meses. Nos três primeiros meses, eu malhava todos os dias, suava a camisa e me empolgava com as atividades. Mas logo depois, enjoei das caminhadas e comecei até a sentir dores nas pernas. Acabei aposentando o aparelho, que hoje virou um incomodo que só ocupa espaço no meu quarto", conta a recepcionista Renata Pavilha, de 28 anos.

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É com esse pensamento que muitas pessoas desistem de optar pelos aparelhos que ajudam a tonificar o corpo e colaboram com a perda de peso. Mas, será que não existem táticas para reverter esta imagem e montar uma academia de dar gosto em casa? Para responder essa pergunta, o MinhaVida conversou com a professora Fabianna Queiroz Nogueira, consultora da academia Contours, de São Paulo. Ela dá as dicas para te ajudar a montar um treino motivacional que deixa seu corpo e sua saúde em dia. Confira abaixo:

Evite aparelhos complexos

mulher treinando em casa - Foto: Getty Images
mulher treinando em casa - Foto: Getty Images

O primeiro passo para conseguir montar a sua academia em casa é se preocupar com a escolha dos equipamentos. "Aparelhos muito complexos podem provocar lesões. Aposte nos mais simples que demandam movimentos rápidos e fáceis", explica Fabianna. Outra questão é o espaço que eles ocupam. "Para não ver o equipamento como um estorvo, que só ocupa espaço, o ideal é escolher as versões dobráveis, existem esteiras e bicicletas, por exemplo, que podem ser guardadas embaixo da cama", diz a especialista.

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Bicicleta e esteira

mulher andando em uma bicicleta ergométrica - Foto: Getty Images
mulher andando em uma bicicleta ergométrica - Foto: Getty Images

Trinta minutos de exercícios já são suficientes para melhorar o condicionamento cardiorespiratório, com a perda de peso e o fortalecimento dos músculos inferiores.

Mini-trampolim

mulher pulando na cama elástica - Foto: Getty Images
mulher pulando na cama elástica - Foto: Getty Images

A cama elástica proporciona ótimos movimentos aeróbicos e pode ser um grande aliado do regime. "Os exercícios no mini-trampolim são dinâmicos e perfeitos para queimar calorias", diz. "Mas, antes de aderir aos movimentos, é preciso verificar se a saúde do joelho está em dia, caso contrário lesões mais graves podem aparecer", ressalta a especialista.

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Suporte para abdominais

mulher fazendo abdomiais com suporte de aparelho - Foto: Getty Images
mulher fazendo abdomiais com suporte de aparelho - Foto: Getty Images

Ele ajuda na hora de realizar os movimentos, e você ainda pode adicionar pesos que potencializam a carga do exercício. "O lado positivo desse aparelho é que ele deixa a postura ideal para a realização dos abdominais, prevenindo as lesões e colaborando para os resultados", diz a especialista.

Corda

mulher pulando corda - Foto Getty Images
mulher pulando corda - Foto Getty Images

Simples e prática, ela é uma ótima opção para deixar seu treino mais animado. "O beneficio da corda é que ela permite variações do treino. A perda calórica também é grande, além de tonificar os músculos das pernas e glúteos", explica Fabianna.

Trace metas

mulher alongando as pernas no sofá de casa - Foto: Getty Images
mulher alongando as pernas no sofá de casa - Foto: Getty Images

Quando você não tem um objetivo bem definido, fica mais fácil desistir no meio do caminho. "Antes de comprar o aparelho ou tirá-lo do canto da sala, é preciso pensar nos resultados para ganhar motivação", explica a especialista.

Mantenha os mesmos horários

relógio enrolado em uma fita métrica  - Foto: Getty Images
relógio enrolado em uma fita métrica - Foto: Getty Images

Mesmo com a flexibilidade de treinar em casa, é importante manter a disciplina e a regularidade do treino. "Evite se exercitar só quando está com vontade. Quando paramos de fazer a atividades físicas por uma semana, por exemplo, os músculos se rendem ao sedentarismo e, na semana seguinte, teremos que começar do zero. Marcar um horário e realizar os exercícios, no mínimo, três vezes por semana é essencial para colher os resultados", diz a professora.

Foque no treino

homem alongando - Foto: Getty Images
homem alongando - Foto: Getty Images

Seu filho pedindo atenção, a comida queimando ou a campainha tocando. Esse não é o cenário ideal para a prática de exercícios e pode ser um forte motivo para fazer você desistir. "Na hora de praticar o exercício é essencial que a pessoa foque no treino. Ficar parando no meio das séries atrasam os resultados e desmotivam qualquer pessoa", aponta. "O ideal é escolher um momento em que a casa esteja tranquila. Minha dica é ligar o som e não se preocupar com o resto", sugere a professora da academia feminina Contours.

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