Nove exercícios ideais para praticar no verão

Preparo físico é essencial para evitar lesões e outros transtornos

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 06/02/2017

Com a chegada da estação quente, muitos esportes ganham adeptos por terem a cara do verão. Bolas, raquetes, bicicletas, pranchas entram em cena, principalmente ao ar livre.

Porém, o calor exige alguns cuidados redobrados na hora de praticar exercícios. Alimentação leve e balanceada, preparo físico para treinos mais pesados e proteção solar são algumas das recomendações. Confira nove sugestões de esportes e aulas que vão agitar as suas férias e turbinar sua saúde.

Caminhadas

Caminhada na rua
O que ela faz por seu corpo: previne problemas cardiovasculares e ajuda a emagrecer. Procure não caminhar em locais irregulares, para não prejudicar a coluna e o tornozelo. É fundamental o uso de tênis e meia para deixar o pé mais confortável.
Calorias perdidas em 30 minutos: 276 kcal.

Caminhada na areia
O que ela faz por seu corpo:
para deixar pernas e o bumbum durinho caminhe na areia molhada na beira do mar. Para quem está começando, é interessante realizar a caminhada com a água até o tornozelo. Mas se você já é praticante, essa altura pode ser até o joelho. A água refresca e proporciona uma sensação agradável.

Calorias perdidas em 30 minutos: 270 kcal

Cuidados de ambas: "o ideal é fazer uma avaliação física antes de começar a praticar e não fazer um esforço maior que a sua capacidade física habitual para evitar problemas no coração", afirma o presidente da Regional Marília da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Paulo Moreira.