Adote sete medidas antes de usar a bicicleta para ir trabalhar

Tomar cuidado com o horário e com o clima ajuda na hora de deixar o carro na garagem

POR FERNANDO MENEZES - ATUALIZADO EM 19/09/2014

As horas perdidas no trânsito e a preocupação em preservar o meio ambiente são apenas dois bons motivos para quem quer largar o carro e adotar a bicicleta como novo meio de transporte. Mas, quem quer ir pedalando para o trabalho ou para qualquer compromisso deve seguir a cartilha dos adeptos da magrela para evitar surpresas desagradáveis durante o trajeto.

"Quando comecei a usar a bicicleta para trabalhar, levei algum tempo para aprender alguns cuidados que me livrariam de problemas", diz Ian Thomas, produtor de vídeos que usa a bicicleta como meio de transporte há cinco anos, depois de perceber que demorava muito para chegar aos lugares de carro.

Acostume-se com a ideia

A substituição definitiva do carro pela bicicleta não precisa ser feita sem aviso prévio. Comece aos poucos. É preciso que antes de usá-la para ir ao trabalho, você se acostume com o esforço e ao percurso que fará. "Se não houver preparação, você vai chegar suado, cansado e estressado no seu ambiente profissional. Isso só provocaria desânimo e vontade de voltar a andar de carro. O ideal é que você se acostume a pedalar no dia a dia antes de adotar a bicicleta como um meio de locomoção", explica Ana Paula Cross Neuman, farmacêutica que tirou o carro da rotina há dois anos para ter uma vida mais saudável.

Mas, antes de incluir a bicicleta no cotidiano, faça um treino de adaptação. O ciclista deve adaptar sua rotina ao novo meio de transporte. Uma boa alternativa para a fase de transição e para entrar no ritmo é pedalar em grupo. "A partir do momento que o ciclista passa a ter mais segurança, ela vai aproveitar cada pedalada até o trabalho", diz Ian.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não