Conheça cinco exercícios que valem por dois

Modalidades como capoeira e tai chi chuan trabalham corpo e mente juntos

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 12/12/2016

Não é de hoje que os exercícios são reconhecidos pela sensação de bem-estar que promovem a quem os pratica. Tal resultado vem de uma série de hormônios liberados quando você sua a camisa. O destaque da ação relaxante fica por conta da endorfina, substância que ajuda a aliviar o estresse. Algumas modalidades, porém, são populares justamente pela dupla funcionalidade: não só colocam a silhueta no lugar, como também proporcionam uma notável sensação de relaxamento e bem-estar.Para deixar você a par de todos os benefícios oferecidos pelos exercícios dois em um, o Minha Vida recorreu aos profissionais da academia Bio Ritmo, Gustavo Borges e TSKF Academia de Artes Marciais. A seguir, eles detalham como as modalidades que ensinam, combatem o acúmulo de tensões do dia-a-dia.

Yoga

A yoga amplia o autoconhecimento do corpo e da mente. Na prática, o aluno aprende a acalmar as perturbações da mente por meio de posturas psico físicas (os chamados ásanas) e a controlar a respiração com exercícios de concentração e meditação, esclarece a professora Mariana Michelin, da Bio Ritmo. As aulas de uma hora oferecidas pela academia garantem uma melhora na consciência corporal, ganho de força da musculatura postural e aumento da flexibilidade. O relaxamento vem no final da aula, quando conseguimos encontrar um equilíbrio entre a contração e o relaxamento dos músculos do corpo, fazendo apenas o esforço mínimo para mantermos a postura ereta, conta Mariana.

Segundo a professora, os benefícios são notados quando a yoga é praticada, pelo menos, duas vezes por semana. Mariana afirma ainda que, por existirem adaptações para todos os perfis de aluno, até mesmo os iniciantes na prática sentem os resultados. Caso você sofra com algum problema nas articulações ou tipo de doença, no entanto, ela alerta que é fundamental informar seu professor.