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Fuja dos sete erros mais comuns de quem curte correr

Identifique as falhas e melhore o desempenho no treino

A corrida parece ser um esporte simples, mas, por ser intensa e exigir uma grande quantidade de energia do corpo, ela pode trazer sérias complicações se não for bem programada. Os erros relacionados a essa atividade física são muito comuns. Lesões músculo-esqueléticas, desmaios e cãimbras estão na lista das consequências de um treino mal dosado. Para evitar que você tenha esses incômodos, estipulamos uma série de erros que podem prejudicar seu desempenho e sua saúde. Confira abaixo.

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Não consultar um profissional

Médica - foto: Getty Images
Médica - foto: Getty Images

O principal erro é começar a correr de qualquer jeito , afirma o treinador Alexandre Maximiliano. O sedentário que começa, e mesmo o corredor parado que volta, deve passar pelos mesmos procedimentos. Consultar um médico é imprescindível. E passar por uma avaliação com educador físico pode melhorar os resultados. Além de evitar danos à saúde.

Não variar o treino

Peso - foto: Getty Images
Peso - foto: Getty Images

O ganho de condicionamento é resultado da adaptação do corpo ao estresse imposto. Para que exista evolução, é preciso uma contínua carga de estresse e estímulo. Sem variação não há evolução. Quem faz sempre o mesmo treino chega a um nível de condicionamento e ali fica , explica o técnico Renato Dutra.

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Não encarar os pontos fracos

Levantando peso - foto: Getty Images
Levantando peso - foto: Getty Images

É humana a preferência por atividade nas quais as pessoas se sentem mais confortáveis. Por isso, não são raros corredores que cabulam os treinos de velocidade porque não se saem bem neles, ou triatletas que por terem na natação sua pior disciplina só encaram a piscina uma vez por semana. É importante praticar a atividade física que você gosta, mas incluir outras atividades na sua rotina de exercícios melhora o desempenho na corrida.

Não ter um objetivo ou ter um inatingível

Alongamento - foto: Getty Images
Alongamento - foto: Getty Images

Sem um objetivo, o entusiasmo para treinar e competir acaba. Não precisa ser uma competição. Pode ser um objetivo estético ou o ganho de saúde , exemplifica a treinadora Cristina de Carvalho. Tem muita gente que começa achando que vai ser igual ao [corredorqueniano] Paul Tergat, mas acaba desestimulada e desiste , diz Alexandre Maximiliano.

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Treinar e competir excessivamente

Homem correndo - foto: Getty Images
Homem correndo - foto: Getty Images

A virtude está no meio termo, tudo que é em excesso dura pouco. Treinar muito, sem respeitar os descansos necessários para a recuperação do corpo, pode trazer lesões, overtraining, queda de rendimento e desmotivação.

Insistir em correr lesionado

Lesão do esporte - foto: Getty Images
Lesão do esporte - foto: Getty Images

Pequenas lesões fazem parte da vida de quem quer superar limites. O problema é não tratá-las corretamente ou voltar aos treinos antes que estejam curadas. O risco é agravar o quadro ou torná-lo crônico.

Largar muito forte

Largada - foto: Getty Images
Largada - foto: Getty Images

Tanto faz se é uma prova ou um treino importante. Quem começa em um ritmo muito forte está arriscado a ficar com os músculos tão cheios de ácido lático que não chegará ao final.