Cuidado com as promessas de emagrecimento fácil e rápido

Reeducação alimentar e novos hábitos físicos são a chave para um emagrecimento real

ARTIGO DE ESPECIALISTA - ATUALIZADO EM 21/11/2016

Flávio Bueno
Educação Física

Aos que me pedem dicas para emagrecer, e não são poucos, procuro sempre alertar que para isso não há milagre. Emagrecimento rápido não faz bem a saúde e não há soluções mágicas, do tipo: "Use nosso aparelho enquanto dorme e perca peso"; "Emagreça cinco quilos em uma semana tomando o nosso chá" ou "Coma quanto quiser e emagreça". Não acredite e nem perca seu tempo, sua saúde e seu dinheiro. Sem uma reeducação alimentar e um programa físico adequados você não perderá peso. A única fórmula para emagrecer é: gastar mais calorias do que você consome. Não há como alterá-la. Dentro desta realidade, dou aqui três dicas aos leitores que, se forem seguidas e praticadas, vão fazer qualquer pessoa queimar calorias.

PUBLICIDADE

Musculação

A musculação hoje é considerada tão importante quanto os exercícios cardiovasculares e os de flexibilidade, além de ser essencial para quem pensa em ganhar força e ter melhor qualidade de vida no futuro.

Ao contrário do que muitos pensam, a musculação é um fator de grande importância no processo do emagrecimento, pois quanto mais massa magra nosso corpo adquire, maior será o número de calorias queimadas, devido a maior atividade do metabolismo. Inicie o seu treino de musculação com frequência de três vezes por semana, podendo aumentar para no máximo cinco. Comece com três séries de dez repetições para cada exercício. Faça descanso de no máximo um minuto entre as séries. Utilize um peso que lhe permita completar as dez repetições sem perder a técnica, mas que também ofereça resistência e a necessidade de algum esforço.

"Antes de pensar em fazer uma dieta procure um profissional da área da saúde"

Exercícios aeróbicos

Exercícios aeróbicos como caminhada, natação e corrida, são excelentes para a perda de peso e também para o nosso coração. Inicie um plano de caminhada de 45 minutos três vezes por semana, podendo aumentar para cinco vezes semanais.

Alimentação

A alimentação é o fator mais importante no processo de emagrecimento, pois "somos o que comemos". Tenha um hábito alimentar que lhe permita comer de duas em duas horas, pois assim, além de aumentar a sensação de saciedade, também estará ativando ainda mais o metabolismo.

Evite frituras, doces e alimentos ricos em sódio e sal, pois possuem grande quantidade de calorias, além de aumentar o risco de diabetes, hipertensão e outros problemas cardiovasculares. Além disso, consuma alimentos ricos em fibras e beba muita água.

Perder peso de forma muito rápida não é bom para a saúde, pois o impacto pode ser negativo no gasto metabólico, causando o famoso efeito sanfona. A atividade física diminui a ansiedade e a vontade de comer compulsoriamente.

Antes de pensar em fazer uma dieta procure um profissional da área da saúde, como um médico endocrinologista, professor de educação física ou uma nutricionista. Fuja das dietas milagrosas e mantenha o autocontrole, pois a obsessão pelo emagrecimento pode virar doença.

Estarei sempre à disposição dos amigos através do meu site www.flaviobueno.com.br.