Conheça exercícios para conquistar braços fortes

Veja como dar adeus à "gordura do tchau" e aumentar a massa muscular

POR MINHA VIDA PUBLICADO EM 07/02/2011

Ter braços fortes, o que até poucos anos era um desejo exclusivamente masculino, agora é também algo almejado e buscado pelas mulheres que malham. Enquanto os homens, em sua maioria, focam em aumentar a massa muscular, as mulheres querem se livrar das gorduras que balançam com o famoso movimento do tchau. "Além do padrão estético, é importante ressaltar a relevância desses músculos nas tarefas do dia a dia, como carregar sacolas e outros objetos", lembra o professor da academia Bio Ritmo, de São Paulo, Alécio Sales.

O exercício possui papel de destaque na redução de medidas, já que transforma energia depositada em massa magra, acelerando o metabolismo. 

Conheça exercícios para conquistar braços fortes - Foto: Getty Images
Conheça exercícios para conquistar braços fortes

De acordo com Sales, se a carga utilizada é pesada, a musculação ainda cria o estímulo necessário para que haja hipertrofia, ou seja, aumento de músculos. Independente do que o indivíduo queira, o essencial é realizar os exercícios de forma correta para diminuir as chances de frustrações com os resultados e lesões.

Para começar, o professor recomenda o acompanhamento constante de um profissional de educação física, que vai orientar sobre a postura e do peso certos para cada atividade. Além disso, aconselha iniciantes a trabalharem apenas com máquinas. "Equipamentos guiados limitam o aluno a executar o movimento certo, desenvolvendo uma consciência neural e adaptando as articulações. Só depois de um tempo pode-se passar para os exercícios livres", explica. 

Conheça exercícios para conquistar braços fortes - Foto: Getty Images
Conheça exercícios para conquistar braços fortes

Sales diz que as séries variam muito de pessoa para pessoa. "Geralmente, com quem está começando, enfatizamos exercícios de grupamentos maiores, como peitoral e dorsal. Passamos somente uma ou duas séries, dando mais atenção às repetições, que auxiliam na adaptação". Com alunos intermediários, costuma-se aumentar o número de séries para três ou quatro e reduzir a quantidade de repetições. Já os praticantes avançados chegam a fazer treinos específicos para os braços, tendo de três a cinco séries, repetindo-as de seis a 12 vezes.

Os tipos de exercícios também são variados. "Os mais tradicionais são a rosca direta para o bíceps e tríceps na polia, que podem ser realizados em máquinas ou livres com barras e dumbells", afirma Sales. Para fortalecer o músculo do tchau, supino e remada são os melhores, de acordo com a professora da academia Competition, de São Paulo, Priscila Álvares. "O primeiro, feito em um aparelho especial, trabalha os músculos do peitoral, tríceps e ombro. O segundo faz o movimento contrário, garantido que os músculos sejam trabalhados como um todo".

Para que os resultados sejam notados é preciso fazer musculação três vezes por semana, pelo menos, sempre com um dia de intervalo. Com essa frequência, garante Sales, também será possível ver diferença nas medidas, já que fazer musculação também ajuda a emagrecer. Se aliar exercícios aeróbios, como caminhada, corrida ou bicicleta, com os exercícios localizados para os braços, melhor ainda.

Além disso, alerta Priscila, de nada adianta suar a camisa na academia se o cardápio não estiver equilibrado. "Costumo dizer que a alimentação representa 70% do treino. E que os treinos também são 70% de quem quer emagrecer ou perder medidas".

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