Surfe tonifica os músculos e alivia o estresse

Emagreça e faça amigos com o esporte que é a cara do verão

POR MINHA VIDA PUBLICADO EM 07/02/2011

Que tal entrar em forma de uma maneira divertida e refrescante? Coloque a prancha debaixo do braço e renda-se ao surfe. Um esporte que queima 600 calorias por hora, tonifica os músculos e manda o estresse para o além-mar. "Para iniciar a prática do surfe o primeiro passo é procurar uma boa escola, pois assim o iniciante aprenderá o esporte de maneira prazerosa, segura e correta", afirma o coordenador do programa Cia Surf, da Companhia Athlética, Allan Cesar.

Se você mora em uma cidade sem praia, procure uma academia que ofereça aulas de surfe na piscina. Assim você poderá aprender as técnicas com tranquilidade antes de se aventurar no mar. Na piscina você terá um primeiro contato com a prancha, simulando situações que você enfrentará na praia.  

Surfe tonifica os músculos e alivia o estresse - Foto: Getty Images
Surfe tonifica os músculos e alivia o estresse

O surfe trabalha vários músculos do corpo, mas fortalece principalmente peito, braços, costas, glúteos e panturrilha. Ele melhora a flexibilidade, alivia o estresse e a ansiedade. O professor aconselha que a prática do surfe seja acompanhada de três outras atividades: musculação, natação e esportes com prancha, como skate ou patinete, por exemplo. A musculação vai ajudar a fortalecer os músculos envolvidos na prática do surfe. A natação lhe dará condicionamento cardiovascular específico para melhorar a remada na prancha. E os outros lhe darão mais equilíbrio, ao mesmo tempo em que vão fortalecer seus membros inferiores.

Animado para pegar onda? Comece a pensar na sua prancha. O modelo mais indicado para a iniciação é a fun board ou long board, que garantem mais estabilidade. Procure ainda pranchas do tipo soft board, que são mais seguras. Elas são confeccionadas com cobertura de espuma, sem pontas e com quinas de plástico flexível. Mas se você for treinar em escolhinhas de surfe na praia, não se preocupe. Elas fornecem esse tipo de material.  

Se for treinar com frequência, o aconselhável é comprar uma roupa especial de neoprene (uma espécie de borracha). Além de confortável, ela manterá você aquecido nos dias mais frios.

Importante: nunca se aventure no mar sozinho. Evite locais onde haja correnteza e alongue-se sempre antes de pegar onda. Mantenha uma alimentação balanceada e dê, pelo menos, duas horas de intervalo entre as refeições e a prática do surfe para não comprometer a digestão. E beba muita água. "Quando a sede aparece é sinal de que o corpo já se desidratou", lembra o coordenador da Cia Surf.  

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não