Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

Saiba escolher sua primeira prova de corrida

Um percurso simples; com até 5km; é a medida ideal para a estreia nas pistas

Por Minha Vida - publicado em 11/07/2008


A inscrição na primeira prova é um marco para quem começa a correr. Só essa decisão já representa uma vitória e tanto na vida de muitos alunos que nunca nem tinham pensado em praticar o esporte. Mas a emoção não deve atrapalhar a sua escolha. É preciso analisar o ritmo, a estratégia e até a logística do evento.

Primeiro de tudo: é fundamental optar por uma competição que seja bem organizada. E não se fala aqui apenas de camisetas numeradas ou fichas de identificação. A estrutura de apoio tem de ser o mais completa possível, com equipe médica, hidratação durante o percurso, trajeto sinalizado, além de um histórico positivo na organização de ventos anteriores.

Uma boa dica, aliás, é conversar com competidores que participaram de edições passadas da prova que você deseja realizar. Administrar o grande número de atletas que integram as provas maiores não é simples, mas há boas empresas fazendo isso.

Correr - Foto: Getty Imagescorrer

Também é preciso alinhar a competição ao seu tipo de treinamento, ou seja, quem corre 4km nos treinos não tem condições de participar de uma prova com 10km. Por mais que você tenha confiança em terminar um percurso mais longo, com subidas e descidas, um trajeto menor é ideal para sua primeira prova.

A predominância de planos, que exigem menos do corpo, é outra indicação. Num percurso mais curto e simples, a chance de errar na estratégia é menor e, mesmo que haja alguma falha, a prova vai terminar logo.  

Percursos de 5km para a sua estréia nas pistas são os mais indicados, seja correndo ou caminhando. E nada de desespero na hora: se, nos treinos, você puxou pela caminhada, repita isso. Nem ouse disparar, seu corpo não aguenta.

Mas não deixe de considerar os fatores de ordem emocional: euforia, ansiedade e excitação são sentimentos comuns antes da prova, ainda mais na primeira, e todos eles atrapalham sua performance. Mesmo assim, terminando a competição, não deixe de usar a experiência para otimizar os treinos. Veja o que foi mais difícil, quais pontos geraram mais desequilíbrio e foque o programa nestes pontos, para se sair melhor na próxima. 


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."