Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

Conheça as diferenças entre as principais provas de corrida

Os detalhes explicam por que as competições de rua estão cada vez mais populares

POR MINHA VIDA - publicado em 11/07/2008


O dia-a-dia atribulado tem levado ao aumento na prática de atividades físicas de rua, em que o atleta pode adaptar o treino aos seus horários. A procura crescente por treinos de corrida e caminhada reflete-se na popularização de eventos esportivos: existe final de semana em que, só na cidade de São Paulo, acontecem quatro competições de corrida ou caminhada.

Nada mais natural do que o crescimento no número de adeptos deste esporte, que promove boa saúde, contato com a natureza e aumenta a integração social, tudo ao mesmo tempo. Mas quem está começando pode ter alguma dificuldade e entender a classificação das provas. Atente:

Provas de corrida de rua: o limite de participantes é grande e agrada, principalmente, os atletas que treinam sem objetivos profissionais. Também são conhecidas por provas de fundo ou resistência. Exigem um bom preparo físico.

Provas de corrida: também atendem pelo nome de provas de pista e dividem-se em competições de curta (100m, 200m e 400m), média (800m, 1.500m e 3 mil metros) e longa distância (5 mil metros, 10 mil metros e 42,195km). Vale ressaltar que as provas de longa distancia também podem ser realizadas na rua.

Maratona: competição de longa distância, realizada somente na rua. Os atletas percorrem 42,195km.

Corridas com barreiras: obstáculos são colocados no percurso, que pode ser de 110m, 400m ou 3000m.

Marcha atlética: espécie de caminhada com regras específicas, com percursos de 20km e 50km.

Revezamentos: corrida em que uma equipe se alterna no cumprimento do trajeto, que pode ser 4x100m, 4x400m.

Com exceção da maratona, todas essas provas são realizadas na pista de atletismo dentro do estádio. Esta pista contém oito raias, cada uma com 1m de comprimento e 25cm de largura. No formato oval, a pista tem 400m de comprimento. Normalmente as provas velocidade e pista exigem uma preparação mais especifica, com maior atenção à técnica (daí a dificuldade da população em geral).

Um bom resultado numa prova de 100m rasos exige muitos anos de preparação técnica. É mais difícil para quem treina apenas como hobby ter acesso a uma pista de atletismo e a aulas específicas, daí a popularidade das corridas de rua.


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."