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Os benefícios de alongar os músculos do peitoral

Quando o peitoral está pobre em alongamento, a postura, respiração, ombros e braços são prejudicados

Existem inúmeras vantagens ao alongar um músculo. O alongamento nos proporciona sair da rigidez do encurtamento para a flexibilidade dos gestos.

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Quando se trata de peitoral, outras regiões do corpo são afetadas quando esse grupo muscular se encontra encurtado porque além de grande, possui funções durante alguns movimentos dos ombros e braços. Sem falar que está em cima da caixa torácica (tórax) sobre as famosas costelas, influenciando a respiração.

Sabendo disso, fica mais fácil entender quando o peitoral está pobre em alongamento. A postura, respiração, ombros e braços são prejudicados. Um fator vai desencadeando no outro como um efeito dominó.

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Benefícios de alongar o peitoral

Veja as vantagens de alongar os músculos do peito:

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Postura no computador

Postura no computador
Postura no computador

Antes de começar a prática dos alongamentos, acho interessante alinharmos a postura no computador. Mantenham o cotovelo semi flexionado a 130° para que o peitoral se mantenha aberto, alongado ao teclar.

Alongamentos para ombro

Veja as opções de alongamento para os músculos do ombro:

Alongamento com bola
Alongamento com bola
Pressão contra o chão
Pressão contra o chão
Alongamento lateral
Alongamento lateral

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Efeitos do peitoral quando não alongado

A má postura leva seus ombros a serem projetados para a frente, "fechando" seu peito. Sim, algumas dores nos ombros podem se originar disso. E para os trabalhadores que ficam diante do computador, dirigindo ou apenas sentado por horas de maneira incorreta com o peitoral retraído, suas costelas se fecham e a respiração fica desregulada e curta, por isso a sensação do "parece que não estou respirando". No caso, até está, porém com eficiência reduzida.

Postura
Postura

Sem falar no pescoço (notem a imagem). Pessoal, vale destacar que quando o peitoral está fechado e encurtado, inconscientemente você fecha as costelas, também comprimindo o diafragma e aí sabe para onde vai sua respiração? Para o peito! Sinal clássico da ansiedade!

Essa imagem exemplifica de forma clara os sinais já comentados: Ombros para frente, peitoral fechado, costelas comprimidas e pescoço para frente. Será que a sua postura não está parecida?

Teste de respiração

Faça o teste agora em você:

Feche os olhos e observo onde fui a sua respiração...

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Ela se concentra na parte inferior entre as costelas ou no peitoral?

Quando mudamos o cenário, o peito ganha comprimento para as laterais na direção dos ombros (não empinados para a frente, o que é comum e errado) e aí as costelas se abrem com capacidade tridimensional, ganhando volume e dando espaço para o diafragma que lá entre elas habita cumprir seu papel e deixar a respiração fluir e o pescoço ganha comprimento. Olha só como o alongamento desse músculo pode te ajudar! Sensacional!

"O movimento correto dá ao corpo a forma correta!" Piret & Beziers