Dicas para fazer musculação corretamente

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 07/10/2005

A musculação é oferecida, na maioria das academias, com um dos planos básicos. Ou seja, você pode fazer somente a musculação, como também, musculação juntamente com aulas de ginástica, musculação e natação, musculação e ioga, musculação e qualquer outra atividade física.

Isto é prova que a atividade é benéfica para qualquer tipo de objetivo, seja para definir e tornear os músculos, seja para ganhar tônus muscular, ou ainda, para ajudar no emagrecimento (uma dieta ideal é a principal aliada dos exercícios. Clique aqui, faça sua avaliação nutricional gratuita e descubral qual a dieta ideal para você.


Porém, como todos os tipos de exercícios, a musculação exige alguns cuidados básicos para não causar danos ao corpo. Veja alguns deles e certifique-se de estar fazendo musculação de maneira correta:
- Alongue seu corpo de uma forma geral, mas dê ênfase à parte que será exercitada. - Faça um pequeno aquecimento (correndo ou caminhando) por pelo menos 10 minutos.

- Não exagere na carga dos aparelhos na primeira série de cada exercício. No início, coloque um peso mais leve e aumente o número de repetições, a fim de aquecer a musculatura a ser exercitada.

- Tente fazer movimentos suaves, iguais e repetidos, sem impactos grandes e em determinado ritmo.

- Aumente o peso do exercício apenas se você conseguir fazer mais repetições do que o seu professor indicou.

- Não exagere na carga dos aparelhos, pois poderão surgir problemas de postura e dores musculares. Além disso, com mais peso do que você pode suportar, o exercício não vai ser bem feito e, assim, não terá o efeito que você espera.

- Atente para o intervalo recomendado pelo seu professor durante as séries de exercícios.

- Beba água quando puder.

- Respeite a ordem dos exercícios, de acordo com os grupos musculares a serem exercitados.

- Alongue após o treino, a fim de evitar dores e lesões musculares posteriores. 







Este conteúdo ajudou você?
Sim Não