Exercícios com o peso do corpo

POR MINHA VIDA PUBLICADO EM 16/11/2005

São freqüentes os casos de pessoas que ficam muito tempo sem praticar exercícios e quando retomam as atividades se machucam. E um dos principais motivos é a empolgação descontrolada de recuperar o ritmo sem dar atenção aos seus limites.

Uma boa alternativa para evitar o desgaste desnecessário são os exercícios físicos que utilizam o peso do próprio corpo. Dar início às atividades sem utilizar pesos extras é indicado principalmente para as pessoas que nunca praticaram esportes ou que ficaram muito tempo paradas.Segundo a fisiologista Cláudia Zamberlan, o processo da atividade física tem que ser gradual e dependendo do preparo é recomendado começar apenas com o peso do corpo. "Não adianta querer recuperar o tempo perdido

de uma vez que isso só aumenta a probabilidade de se machucar, e, em geral, as pessoas ficam apenas 1 mês no processo de adaptação e depois já começam a usar pesos extras", ressalta ela.

Ao contrário do que se pensa, o exercício sem peso tem resultados eficazes no aumento do preparo físico. Geralmente o próprio corpo define qual o melhor momento para iniciar uma atividade com uso de pesos. A fisiologista afirma ainda que é errado pensar que para o exercício fazer efeito é preciso sentir dor. Segundo ela, é possível ter um bom desempenho sem ter que sofrer por isso.

Além disso, Cláudia destaca que quando se dá início a uma atividade que causa dor e cansaço excessivo, é mais comum perder o entusiasmo e a pessoa acaba ficando desmotivada e desiste de continuar os exercícios. "O mais importante na atividade física é a regularidade, e se houver muito desgaste logo de início, isso não acontece", afirma.

A profissão da pessoa também interfere muito no processo inicial do preparo físico, já que aqueles que têm trabalhos que exigem menos movimentação do corpo merecem ainda mais atenção para que não haja contusões e problemas musculares em geral. Por isso, é extremamente importante que haja um acompanhamento profissional mesmo que a pessoa opte por exercícios em casa e com pesos leves.

Exercícios para fazer sem pesos:
- Abdominal
- Agachamento
- Subir e descer escadas
- Flexão de braço

Movimentos que fortalecem os músculos:
- Ombros : Ficar de pé e levantar os braços lateralmente até a altura dos ombros
- Glúteos : Colocar os joelhos e os cotovelos no chão e levantar uma perna por vez
- Coxas Deitar de barriga para cima, levantar as pernas 90º e abrir e fechá-las
- Costas : Sentar em uma cadeira, encostar o tronco nas coxas e levanta os braços lateralmente
- Peito : Deitar de barriga para cima, abrir os braços 90º do corpo e levantar-los até que se juntem









Este conteúdo ajudou você?
Sim Não