PUBLICIDADE

Treino HIIT pode retardar o envelhecimento

A prática do exercício está associada ao rejuvenescimento celular

HIIT é uma sigla inglesa para "High Intensity Interval Training", ou seja, treino intervalado de alta intensidade. Isso significa que o treino HIIT é todo aquele treinamento em que a pessoa atinge picos de alta intensidade intercalados com períodos de descanso que podem ser ativos (ou seja, a pessoa continua se movendo, mas em uma intensidade menor) ou passivos, em que a pessoa pára completamente. O mais comum é que as pausas sejam ativas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Sreekumaran Nair, médico e pesquisador de diabetes da Mayo Clinic, em Rochester, Minnesota é o autor do estudo e reuniu 72 participantes, sendo 36 homens e 32 mulheres. Eles foram divididos em dois grupos, um deles com participantes de 18 a 30 anos e o outro com participantes de 65 a 80 anos.

Esses grupos foram separados em três programas de exercícios: programa de ciclismo com intervalo de intensidade, treinamento de força com pesos e um programa que combinava treinamento de força com treinamento intervalado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os pesquisadores fizeram biópsia dos músculos das coxas dos voluntários e compararam a composição molecular de suas células musculares com amostras de voluntários sedentários. Também foi avaliada a quantidade de massa muscular magra e a sensibilidade à insulina.

No estudo constatou-se que o treino HIIT produziu os maiores benefícios no nível celular. Os participantes com idade entre 18 e 30 anos do grupo de treinamento intervalado apresentaram aumento de 49% na capacidade mitocondrial, e o grupo dos participantes entre 65 e 80 anos tiveram aumento de 69%.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O treinamento intervalado apresentou melhoras também na sensibilidade à insulina dos voluntários, indicando menor probabilidade de desenvolver diabetes.

O programa de ciclismo de alta intensidade apresentou rejuvenescimento dos ribossomos, que são responsáveis pela produção de blocos de proteínas das nossas células. Pesquisadores também descobriram aumento na síntese de proteínas mitocondriais, seu aumento justifica a função mitocondrial aumentada e a hipertrofia muscular.

A capacidade do exercício em transformar essas organelas que são fundamentais ao corpo humano, pode explicar por que o exercício beneficia a saúde de diversas maneiras diferentes.

Treino HIIT na esteira

O treino HIIT pode ser feito duas ou três vezes por semana, sendo intercalado com treinos de fortalecimento muscular. Devido a sua alta intensidade de performance, esse treino tem a característica de durar pouco tempo, variando entre 10, 15, 20 ou 30 minutos no máximo. Porém, o período de duração do treino deve ser avaliado individualmente por um profissional. Veja aqui um treino HIIT na esteira para iniciantes, intermediários e avançados.