PUBLICIDADE

Q48 promete queimar calorias durante 2 DIAS

Exercício pode ser feito em casa apenas com o peso do corpo

 treino-em-casa - Foto: Shutterstock
Com o Q48 é possível treinar em casa, sem usar nenhum tipo de aparelho

O método Q48 - Queima de 48 horas é um programa com foco em emagrecimento rápido, para quem tem pouco tempo para malhar diariamente. A técnica desenvolvida pelo preparador físico Vinícius Possebon é baseada no treino HIIT (veja benefícios do treino HIIT) e oferece opções de treinamento de no máximo 15 minutos, que podem ser feitos em qualquer ambiente e que não necessitam do uso de nenhum tipo de aparelho, utilizam apenas o peso do corpo (1).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que é Q48

Os treinos do Q48 dispensam o uso de aparelhos e apostam em movimentos que utilizam apenas o peso do próprio corpo. Nessa metodologia, o nível de intensidade da atividade é elevado e os mecanismos naturais fazem com que o organismo utilize a gordura acumulada como fonte de energia por até 48 horas depois do treino. Isso acontece porque os treinos desta modalidade promovem adaptações fisiológicas e bioquímicas no pós-treino como, por exemplo, o consumo de oxigênio, que é cerca de cinco vezes maior do que uma atividade aeróbica de intensidade contínua.

A inspiração para criar o programa nasceu do comportamento adotado pela maioria das pessoas que tenta apostar em uma vida mais saudável. Quase todo mundo que deseja emagrecer utiliza ferramentas da internet para buscar informação ou para se manter motivado. Por isso, foi criado um ambiente on-line que reúne treinos e também todas as informações necessárias para quem deseja emagrecer.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As barreiras apontadas pelas pessoas como motivos para não adotar uma prática diária de atividades ajudaram a moldar o programa, que aposta em exercícios para serem executados em qualquer lugar que tenha uma conexão com a internet. Então, o Q48 pode ser acessado pelo computador ou celular e, dentro do programa, existe o aplicativo Q48, disponível para plataformas Android e iOS. Com o app, é possível acessar os vídeos a qualquer hora e lugar e ainda visualizar quantas pessoas estão utilizando o Q48 no mesmo instante, criando o senso de comunidade, que incentiva a prática das atividades físicas (1).

Como funciona o Q48

O Q48 é um programa desenvolvido para ser praticado e ter resultados em 8 semanas. Os alunos podem executar o treino em três níveis: iniciante, intermediário e avançado. O treino HIIT, usado como base para criação do Q48, é feito para que seja utilizado o peso do próprio corpo e, com a prática de poucos minutos por dia, já é possível conseguir diversos benefícios como evolução do condicionamento cardiovascular, perda de peso e aumento na qualidade de vida. É possível treinar em espaços de 10m² e não há necessidade de usar aparelhos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Com esse tipo de treino é possível alterar entre 10% e 15% o metabolismo de repouso, que é a quantidade de energia que usamos para nos manter vivos, em funções como bater o coração e respirar. Por exemplo, se a pessoa gasta 1.200 calorias para essas funções de repouso, é possível alterar até 10% desse total, ou seja, a pessoa passa a gastar 120 calorias a mais nas 48 horas em repouso seguintes ao treino.

Como o programa é pago, existe a possibilidade de cancelamento caso você não goste. São oferecidos 15 dias corridos após a confirmação do pagamento, para testar o programa. Caso a pessoa não tenha se adaptado, é possível cancelar o produto por e-mail e, assim, receber o dinheiro de volta em até 10 dias úteis. Além disso, ao contratar o programa, o aluno poderá acessar todo o material durante um ano (1).

Como é dividido o programa?

O Q48 propõe treinamentos para 8 semanas e é dividido em 3 níveis: iniciante, intermediário e avançado. No início, o tempo de movimentação é maior e os exercícios são mais fáceis, mas a medida em que o aluno cria condicionamento físico, o tempo fica mais curto e os exercícios mais intensos. A ideia é que o aluno não pare de praticar os treinos e que, ao final do ciclo, ele recomece, mas aumentando a intensidade da atividade.

No caso do aplicativo, existe um calendário que permite o controle da rotina de treinos, além de depoimentos que inspiram e sugestões de tarefas que incentivam o usuário a se focar nos exercícios. Quem assina o Q48 também pode acessar os treinos em forma de vídeo, registrar fotos de antes e depois, marcar as conquistas conforme avança os treinos e ter acesso à área Personal Q48 com o caminho completo para realizar cada fase do treino, desde o aquecimento até o alongamento (1).

Benefícios do treino Q48

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Treino Q48

Iniciantes/Sedentários

Duração: 2 semanas

Essa fase serve para adaptar o corpo ao estímulo e à queima de gordura durante os momentos de descanso. Assim, o metabolismo vai acelerando e entrando no ritmo de queima calórica por até 48 horas depois do treino. Os alunos iniciantes devem fazer pelo menos dois treinos por semana nesse período. Veja aqui um treino iniciante do Q48:

Exercícios Q48 de iniciantes para perder barriga

Intermediários

Duração: 3 semanas

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Nesta fase, o corpo já está habituado ao ritmo dos treinos, então entram exercícios com maior intensidade. Ao começar esse período, já é possível notar a perda de peso e a redução de medidas. Os alunos intermediários devem fazer pelo menos três treinos a cada semana nesse período.

Avançados

Duração: 3 semanas

Aqui você já está próximo de alcançar o ápice da queima calórica do método. A intensidade do treino fica ainda maior e o corpo já consegue se manter queimando calorias por até dois dias. Os alunos avançados devem fazer pelo menos três treinos a cada semana nesse período.

E depois das 8 semanas do Q48?

Ao finalizar o ciclo dos três níveis, a proposta é reiniciar a sequência, refazendo os primeiros exercícios com muito mais condicionamento físico. A ideia é sempre levar aumentar a intensidade dos movimentos, pois é isso que promoverá a queima por até 48 horas. Dessa forma, você irá perceber com muito mais clareza a evolução do seu preparo físico ao refazer os ciclos (1).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Queima de calorias durante 48 horas

O gasto energético do corpo durante o período de recuperação após o exercício é conhecido como consumo excessivo de oxigênio pós-exercício (EPOC). Durante o exercício existe um aumento do consumo de oxigênio, em virtude do aumento do gasto energético e, após o término de um exercício, essa taxa não retorna aos valores pré-exercício imediatamente, podendo permanecer elevada por um período prolongado. Ou seja, podendo manter o corpo queimando mais calorias por um certo tempo após a atividade física.

Entretanto, ainda não é possível determinar o tempo exato que uma atividade física consegue influenciar na queima calórica depois de finalizada, pois isso depende de muitos fatores. Tem sido bastante explorada a contribuição do EPOC no auxílio ao tratamento e prevenção da obesidade, uma vez que é gasta uma grande quantidade de energia extra depois da atividade física. Por isso, um exercício de maior intensidade, nesse caso, poderia ser mais benéfico para o controle de peso, em virtude não somente do maior gasto energético da atividade, mas também do maior EPOC (2).

Para quem o Q48 é indicado

O Q48 é indicado para pessoas comuns, de todas as faixas etárias, homens e mulheres que não têm muito tempo livre no dia a dia e que não gostam de ficar horas em uma atividade considerada monótona. Geralmente são pessoas sedentárias que querem começar uma atividade, mas não encontram um horário para ir na academia. Também é uma opção para que não conseguem seguir dietas de contagem calórica e que não querem seguir em dietas restritivas. Os treinos do Queima de 48 horas não têm contraindicações, uma vez que o aluno esteja com a saúde em dia. Portanto, é muito importante consultar um médico antes de iniciar treinos tão intensos.

Qualquer pessoa sedentária tem resultados visíveis muito mais rápido do que pessoas ativas. Entretanto, depois de um tempo de prática os resultados se estabilizam e é aí que as pessoas geralmente param com os exercícios, pois não veem mais resultados tão expressivos. Nessa hora, é bom encontrar uma nova atividade para que a variabilidade de prática mantenha a motivação e a pessoa continue ativa, pois é a continuidade que irá manter os resultados iniciais por mais tempo (2, 3).

Pessoas que emagreceram com o Q48

Veja como algumas pessoas emagreceram com o método Q48 e o resultado que tiveram:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Antes e depois de Ana Paula - Foto: Reprodução/YouTube
Antes e depois de Ana Paula

Ana Paula perdeu 15kg de gordura, reduzindo cerca de 12 cm de circunferência abdominal. "Resultado é rápido, muito satisfatório e eficiente", diz ela. Veja o depoimento da Ana Paula.

Antes e depois de Tatiane - Foto: Reprodução/YouTube
Antes e depois de Tatiane

Tatiane tinha engordado 30kg na gestação de seu terceiro filho e não conseguia perder esses quilos só com dieta. Depois de iniciar os treinos do Q48 ela saiu dos 97kg para os 78kg, perdendo 19kg no total. Saiba mais sobre a história dela aqui.

Cuidados ao realizar o Q48

Assim como toda atividade física, é importante ter cuidado ao realizar o exercício. Veja alguns pontos importantes:

Fontes consultadas

(1) Preparador físico Vinícius Possebon, pós-graduado em marketing esportivo e criador do programa de emagrecimento Queima de 48 horas

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

(2) Educador físico Níkolas Chaves Nascimento, Treinador Nacional de Esporte de Alto Rendimento e membro da Academia Brasileira de Treinadores

(3) Educadora física Fernanda Andrade, profissional de Educação Física há 20 anos, especializada em musculação e qualidade de Vida