Fenaflan D (comprimido)

Princípios ativos: diclofenaco

False True

Este texto foi extraído manualmente. Consulte sempre a bula original

Apresentação

Apresentação de Fenaflan D

Uso Oral
Uso Adulto

Laboratório: Teuto

Comprimido dispersível 50mg

Embalagens contendo 10 e 20 comprimidos.

Composição

Composição de Fenaflan D

Cada comprimido dispersível contém:

diclofenaco (equivalentea 50 mg dediclofenaco potássico)...... 44,3mg

Excipiente q.s.p............................................................. 1 comprimido

Excipientes: álcool etílico, aroma de cereja, aspartame, estearato de magnésio, povidona, celulose microcristalina, crospovidona, sacarina sódica e água de osmose reversa.

1. Para que este medicamento é indicado?

Para que serve Fenaflan D

Fenaflan D é indicado para tratamento de curto prazo das seguintes condições agudas: dor e inflamação no pós-operatório como, por exemplo, após cirurgias ortopédicas ou odontológicas; estados dolorosos inflamatórios póstraumáticos como, por exemplo, os causados por entorses; crise aguda de gota; agudização do quadro de osteoartrite; reumatismo não articular, na fase aguda; síndromes dolorosas da coluna vertebral; condições dolorosas e, ou inflamatórias em ginecologia como, por exemplo, dismenorreia primária ou inflamação dos anexos uterinos; como adjuvante no tratamento de processos infecciosos graves acompanhados de dor e inflamação em ouvido, nariz ou garganta, respeitando os princípios terapêuticos gerais de que a doença básica deve ser adequadamente tratada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

2. Como este medicamento funciona?

Ação esperada de Fenaflan D

Fenaflan D contém o diclofenaco ácido livre, um composto não esteroidal que é usado nos casos de dor, inflamação e febre.

Fenaflan D® é geralmente bem tolerado. Porém podem ocorrer ocasionalmente reações desagradáveis, tais como: dor de estômago, náuseas, vômitos, diarreia, má digestão, prisão de ventre, falta de apetite, dor de cabeça, tontura, vermelhidão da pele. Caracteriza-se por proporcionar rápido início de ação, o que o torna particularmente adequado ao tratamento de estados dolorosos e inflamatórios agudos e a pacientes que apresentem dificuldades para engolir os comprimidos convencionais. Em doenças reumáticas, as propriedades antiinflamatórias e analgésicas do diclofenaco aliviam efetivamente os sinais e sintomas tais como dor em repouso, dor ao movimento, rigidez matinal e inchaço das articulações, e proporcionam melhora das funções. Em condições inflamatórias pós-traumáticas ou após intervenção cirúrgica, Fenaflan D® alivia rapidamente a dor espontânea e a originada por movimento e diminui o inchaço da inflamação.

Adicionalmente, a substância ativa tem a propriedade de aliviar a dor e reduzir o sangramento na menstruação dolorosa. Fenaflan D® tem também demonstrado exercer pronunciado efeito analgésico em outros estados dolorosos moderados e graves.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

3. Quando não devo usar este medicamento?

Contraindicações e riscos de Fenaflan D

FENAFLAN D É CONTRAINDICADO A PACIENTES COM ÚLCERA GÁSTRICA OU INTESTINAL E AOS QUE POSSUEM CONHECIDA HIPERSENSIBILIDADE À SUBSTÂNCIA ATIVA OU A QUALQUER OUTRO COMPONENTE DA FORMULAÇÃO. TAMBÉM É CONTRAINDICADO A PACIENTES QUE TÊM CRISES DE ASMA, URTICÁRIA E RINITE AGUDA QUANDO TOMAM ÁCIDO ACETILSALICÍLICO (EX.: ASPIRINA) OU OUTRAS DROGAS COM ATIVIDADE INIBITÓRIA DA PROSTAGLANDINA SINTETASE.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

4. O que devo saber antes de usar este medicamento?

Precauções e advertências de Fenaflan D

SANGRAMENTOS OU ULCERAÇÕES/PERFURAÇÕES DO ESTÔMAGO E DO INTESTINO PODEM OCORRER A QUALQUER MOMENTO DURANTE O TRATAMENTO, COM OU SEM SINTOMAS DE ADVERTÊNCIA OU HISTÓRICO PRÉVIO. TAIS OCORRÊNCIAS, EM GERAL, APRESENTAM CONSEQUÊNCIAS MAIS SÉRIAS EM PACIENTES IDOSOS. NESSES RAROS CASOS, EM QUE ULCERAÇÕES E SANGRAMENTOS GASTRINTESTINAIS OCORREREM EM PACIENTES QUE UTILIZAM FENAFLAN D®, O MEDICAMENTO DEVE SER DESCONTINUADO. ASSIM COMO COM OUTROS AINES, REAÇÕES ALÉRGICAS, INCLUINDO-SE REAÇÕES ANAFILÁTICAS/ANAFILACTOIDES, PODEM TAMBÉM OCORRER, EM CASOS RAROS, SEM A EXPOSIÇÃO PRÉVIA AO FÁRMACO.

ASSIM COMO OUTROS AINES, FENAFLAN D® PODE MASCARAR OS SINAIS E SINTOMAS DE INFECÇÕES CAUSADAS POR SUAS PROPRIEDADES FARMACODINÂMICAS (AÇÃO DO MEDICAMENTO NO SEU ORGANISMO).

ATENÇÃO FENILCETONÚRICOS: CONTÉM FENILALANINA. 

NÃO É INDICADO PARA CRIANÇAS ABAIXO DE 14 ANOS, COM EXCEÇÃO DE CASOS DE ARTRITE JUVENIL CRÔNICA.

PRECAUÇÕES: ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO COM FENAFLAN D®, VOCÊ DEVE INFORMAR AO MÉDICO SE TIVER PROBLEMAS GASTRINTESTINAIS, SUSPEITA DE ÚLCERA, COLITE ULCERATIVA, DOENÇA DE CROHN E/OU DOENÇA GRAVE DO FÍGADO; PROBLEMAS DE RIM E DE CORAÇÃO. PACIENTES IDOSOS DEVEM ESTAR SOB SUPERVISÃO MÉDICA DURANTE O USO DE FENAFLAN D®. VOCÊ DEVE FAZER EXAMES DE SANGUE DURANTE TRATAMENTOS LONGOS.

EFEITOS SOBRE A HABILIDADE DE DIRIGIR VEÍCULOS E, OU OPERAR MÁQUINAS: SE VOCÊ APRESENTAR TONTURA OU VISÃO TURVA QUANDO ESTIVER UTILIZANDO FENAFLAN D®, VOCÊ NÃO DEVE DIRIGIR VEÍCULOS, OPERAR MÁQUINAS OU OUTRAS ATIVIDADES QUE REQUEREM ATENÇÃO. 

Interações medicamentosas de Fenaflan D

Lítio e Digoxina: Fenaflan D pode elevar as concentrações no sangue destes medicamentos.

Diuréticos: Assim como outros anti-inflamatórios similares, Fenaflan D pode inibir a atividade de diuréticos, portanto o seu médico deve acompanhar os níveis séricos de potássio quando Fenaflan D® for administrado junto com estes diuréticos.

Anticoagulantes: Fenaflan D pode aumentar o risco de hemorragias, necessitando de monitoria.

Antidiabéticos (exceto insulina): Fenaflan D pode ser administrado juntamente com estes medicamentos sem influenciar seus efeitos clínicos. Entretanto, existem relatos isolados de efeitos hipo e hiperglicemiantes (de redução ou aumento de açúcar no sangue) na presença de Fenaflan D®, determinando a necessidade de ajuste posológico dos medicamentos antidiabéticos.

Metotrexato: Fenaflan D menos de 24 horas antes ou após tratamento com fenaflan d, pode elevar a concentração sérica do metotrexato aumentando assim a sua toxicidade.

Ciclosporina: Fenaflan D pode aumentar a toxicidade nos rins, causada pela ciclosporina.

Antibacterianos quinolônicos: Têm ocorrido relatos isolados de convulsões que podem estar associadas ao uso concomitante com estes fármacos.

AINEs: A administração concomitante de anti-inflamatórios similares (AINEs) sistêmicos pode aumentar a frequência de reações adversas.

Uso de Fenaflan D na gravidez e amamentação

Assim como outros antiinflamatórios de ação parecida, você somente deve usar fenaflan d quando indicado por seu médico ou cirurgião-dentista, somente utilizando a menor posologia eficaz. Esta recomendação aplica-se particularmente aos três últimos meses de gestação. A quantidade de substância ativa que passa no leite materno é tão pequena, desta forma, não se espera efeitos indesejáveis no bebê.

Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.

Informe a seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso de fenaflan d.

Fenaflan D é contraindicado na faixa etária de 0 a 14 anos, exceto nos casos de artrite juvenil crônica.

Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

5. Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Armazenamento, data de fabricação, prazo de validade e aspecto físico de Fenaflan D

Aspecto físico: Comprimido circular de cor branca.

Características Organolépticas: Comprimido circular de cor branca com aroma de cereja.

Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação (VIDE CARTUCHO).

Não use fenaflan d com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto de fenaflan d.

Cuidados de conservação e uso: DURANTE O CONSUMO ESTE PRODUTO DEVE SER MANTIDO NO CARTUCHO DE CARTOLINA, CONSERVADO EM TEMPERATURA AMBIENTE (15 A 30°C).

PROTEGER DA LUZ E UMIDADE.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

6. Como devo usar este medicamento?

Posologia, dosagem e instruções de uso de Fenaflan D

Modo de uso: Para utilizar corretamente o produto, dissolva o comprimido de Fenaflan D® em um copo de água filtrada ou fervida (fria). Agite o líquido com uma colher, tomando-o imediatamente após a dissolução do comprimido, de preferência antes das refeições. Uma vez que uma pequena porção da substância ativa pode ficar no copo após a ingestão, aconselha-se adicionar novamente água em pequena quantidade para a ingestão do restante.

Posologia:

Adultos e crianças acima de 14 anos: A posologia inicial recomendada é de 1 comprimido que dissolve na água, administrado de 2 a 3 vezes ao dia. Em casos leves, bem como para crianças acima de 14 anos de idade, 1 comprimido dispersível, duas vezes ao dia é, em geral, suficiente. A dose total diária deve ser dividida em 2-3 tomadas.

No tratamento da dismenorreia primária (menstruação irregular e dolorosa), a quantidade deve ser adaptada individualmente, mas geralmente é de 1 comprimido dispersível administrado de 1 a 3 vezes ao dia. Inicialmente, administrar 1 comprimido dispersível 1 a 2 vezes ao dia e, se necessário, elevar no decorrer de vários ciclos menstruais, até o máximo de 4 comprimidos dispersíveis ao dia. O tratamento deve ser iniciado a partir dos primeiros sintomas e, dependendo da sintomatologia, continuado por alguns dias. 

Crianças: Por sua alta dosagem, Fenaflan D não é recomendado para crianças abaixo de 14 anos de idade.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

 

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

8. Quais os males que este medicamento pode me causar?

Reações adversas de Fenaflan D

FENAFLAN D É GERALMENTE BEM TOLERADO. PORÉM PODEM OCORRER OCASIONALMENTE REAÇÕES DESAGRADÁVEIS, TAIS COMO: DOR DE ESTÔMAGO, NÁUSEAS, VÔMITOS, DIARREIA, MÁ DIGESTÃO, PRISÃO DE VENTRE, FALTA DE APETITE, DOR DE CABEÇA, TONTURA, VERMELHIDÃO DA PELE.

9. O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento

Superdosagem de Fenaflan D

Conduta em caso de superdose: Se você acidentalmente ingerir uma quantidade acima da recomendada, procure orientação de um médico.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Dizeres Legais

Nº do lote e data de fabricação: VIDE CARTUCHO

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva

CRF-GO nº 2.659

M.S. no 1.0370.0080

LABORATÓRIO

TEUTO BRASILEIRO S/A.

VP 7-D Módulo 11 Qd. 13 - DAIA

CNPJ - 17.159.229/0001-76

CEP 75132-140 - Anápolis - GO

Indústria Brasileira

Este texto foi extraído manualmente. Consulte sempre a bula original Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.