Sete atitudes para evitar crises alérgicas e de asma no outono e inverno

Higienizar a casa e outras práticas podem mudar a forma como você encara a estação

POR LAURA TAVARES - ATUALIZADO EM 06/03/2017

Para alguns, outono e inverno são sinônimos de programas caseiros, fondue e ficar embaixo das cobertas. Para outros, é a estação de intermináveis espirros, noites mal dormidas, congestão nasal insuportável e até crises de falta de ar. Se você se encaixa nesse último perfil, então é muito provável que seja um alérgico ou um portador da asma, também chamada de bronquite. Mas saiba que esses e outros problemas podem ser resultado de alguns hábitos que você cultiva e nem sequer se dá conta. Conheça algumas atitudes simples que podem mudar essa realidade:

Limpe a casa

Um dos principais desencadeadores das alergias são os ácaros, presentes no pó domiciliar. Por isso, a higienização de cada cômodo é fundamental para evitar crises alérgicas e de asma (bronquite), que nada mais são do que uma alergia crônica e aguda, explica o alergista Clóvis Galvão, Presidente da Associação Brasileira dos Asmáticos - São Paulo.

Limpar, entretanto, não significa apenas passar um pano nos móveis e varrer o chão. Cortinas, tapetes, sofás e ar-condicionado também precisam fazer parte da faxina. Só cuidado com o exagero. Produtos com alto poder de limpeza, que são, em geral, os que têm odor extremamente forte, podem irritar o sistema respiratório do alérgico.