Evite oito hábitos que deixam os dentes sensíveis

Alimentos ácidos e recessão da gengiva podem agravar as dores

POR LETÍCIA GONÇALVES - PUBLICADO EM 25/10/2011

Quando a sensibilidade dos dentes ataca, nada de refresco gelado ou café quentinho - qualquer variação de temperatura pode ser suficiente para causar dores. Isso acontece quando o esmalte do dente é desgastado e deixa a dentina exposta. "Dentina é a camada que possui prolongamentos do nervo e provoca dores quando fica desprotegida", conta a odontologista Ivany Kabbach, da clínica Smile Again em São Paulo.

O problema é que essa sensibilidade pode ficar ainda pior com alguns maus hábitos, que vão além de comer alimentos muito quentes ou frios. No dia da Saúde Bucal (25 de outubro), fique atento ao que os especialistas recomendam para passar longe desse desconforto nos dentes.

Recessão gengival

Mastigação errada e escovação com muita força podem contribuir para a retração da gengiva, que deixa a parte do dente que cobre os nervos - a dentina - exposta, como explica a odontologista Ivany Kabbach. Ao notar essa recessão, é preciso procurar um dentista o mais rápido possível. "Uma vez retraída, a gengiva não volta mais à posição original", conta. "Por isso, a única maneira de recuperar é através de enxerto gengival, ou seja, remover gengiva de uma área para recobrir a parte da gengiva perdida."

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.