Sete maneiras rápidas de fazer a tontura passar

Descubra se ingerir sal, comer um doce ou se sentar resolvem o problema

POR LAURA TAVARES - ATUALIZADO EM 28/09/2016

A tontura, assim como a dor de cabeça, é um sintoma bastante genérico e, consequentemente, um dos mais citados em consultas médicas. Ela pode ser decorrente de problemas que vão desde uma simples queda de pressão quanto de um câncer. "A gravidade do sintoma é avaliada de acordo com a faixa etária do paciente, possíveis doenças a que possa estar associado, sua frequência e sua intensidade", afirma o clínico geral e cardiologista Abrão José Cury Júnior, diretor da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Mas, então, quando procurar um médico? Segundo o especialista, quando a tontura é seguida de desmaio, faz com que o paciente perca o equilíbrio ou provoca a perda temporária da visão, recomenda-se ir ao hospital imediatamente. Mas se o sintoma for leve e de causa conhecida, como a queda da taxa de açúcar no sangue, aqui vão alguns métodos para combatê-la:

Respirar

O esforço excessivo, principalmente por pessoas sem condicionamento físico, também pode causar tontura. "A demanda por oxigênio aumenta devido ao esforço muscular e outras partes do corpo podem ser prejudicadas, causando tontura", diz o clínico geral Abrão. Neste caso, busque repousar e estabilizar a respiração para melhorar o aporte de oxigênio para todo o corpo.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.