Álcool com moderação favorece a saúde do coração

Na dose certa, bebidas alcoólicas também reduzem a depressão

Por Minha Vida - publicado em 21/05/2010


 Pessoas que bebem álcool em quantidades moderadas ou baixas, em média, são mais saudáveis do que abstêmios, de acordo com um recente estudo europeu do Hospital de la Pitié, na França, que estudaram quase 150 mil pessoas.

Os participantes do estudo foram divididos em quatro grupos, com base na maneira como eles descreveram seus hábitos diários:
- Pessoas que disseram que nunca beberam.
- Pessoas com baixo consumo de álcool (10 gramas ou menos).
- Pessoas com o consumo moderado de álcool (10-30 gramas).
- Pessoas com elevado consumo de álcool (mais de 30 gramas).

Dez gramas equivalem a um copo pequeno de bebida alcoólica. Os pesquisadores constataram que quem bebe quantidades baixas ou moderadas, entre os homens e as mulheres, tinham melhor saúde do que os abstêmios.

De acordo com os pesquisadores, eles também estavam em melhor estado geral de saúde dos que bebiam em excesso.

Os bebedores de intensidade baixa e moderada tinham também melhores índices de qualidade de vida, tais como atividade física e função respiratória. A ingestão moderada de álcool para homens e mulheres esteve fortemente associada com o aumento das concentrações de HDL, o "colesterol bom". Os bebedores moderados do sexo masculino estavam mais propensos a ter menor risco de doença cardiovascular, frequência cardíaca reduzida, menos estresse e depressão, e um menor índice de massa corporal do que os abstêmios.

As mulheres que bebiam pouco apresentaram pressão arterial mais baixa e menor circunferência da cintura e do quadril do que as abstêmias, segundo o estudo. Entre outras conclusões gerais, estão:

- Ingestão de total álcool aumentou com a idade nos homens e nas mulheres.
- O vinho era a bebida alcoólica mais popular, exceto entre pessoas com menos de 30 anos.
- As mulheres que bebiam moderadamente tinham mais propensão a dizer que praticavam atividade física regular.  


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2012 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."

  • O Minha Vida é uma empresa Endeavor

  • Prêmio ABEMD 2010 Associação Brasileira de Marketing Direto

  • Nós aderimos aos princípios da 
                                charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
    Verifique aqui