Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

Consumo de água ajuda no controle da pressão sanguínea

O líquido evita a queda de pressão, deixa o corpo alerta e ajuda a emagrecer

Por Minha Vida - publicado em 07/07/2010


Um estudo feito pela Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que a água sem nenhum aditivo pode ter um papel importante no controle da pressão sanguínea, além de ajudar a perder peso e deixar o corpo mais alerta.

Os pesquisadores descobriram que a água pode aumentar a pressão do sangue, quando observaram a influencia do líquido em seus pacientes que tinham problemas no sistema que mantém a pressão normal.

Mesmo que a água não cause um aumento significativo na pressão de pessoas jovens, que não apresentam nenhum tipo de problemas no sistema cardiovascular, os cientistas perceberam que ela aumenta a atividade do sistema nervoso, que controla a atividade nos vasos sanguíneos, prevenindo o acúmulo de sangue nas extremidades do corpo.  

Essa descoberta complementa o estudo feito pela American Red Cross sobre como beber água pode reduzir os riscos de desmaio durante uma doação de sangue. O estudo mostra que beber aproximadamente meio litro de água antes de doar sangue diminui o risco de queda de pressão em 20%.

"O que descobrimos sobre a água pode ajudar a fazer as pessoas voltarem a doar sangue", diz David Robertson, professor de Medicina, Farmacologia e Neurologia noVanderbilt University Medical Center.

"Se você desmaiou quando doou sangue, é muito provável que você não volte a fazê-lo. Se nós conseguirmos reduzir em 20% o número de desmaios, nós aumentaremos a quantidade de doadores constantes".

Por aumentar a atividade no sistema nervoso, e assim elevar o nível de energia gasto, o hábito de beber água constantemente também promove a perda de peso. "Uma pessoa que beba três copos de água por dia pode perder três quilos em um ano, sem mudar em mais nada sua rotina. Isso não resolve o problema de excesso de peso, mas ajuda quem quer emagrecer e a entender como o sistema nervoso funciona", afirma Robertson.

Outros benefícios da água


Além de ajudar a aumentar a pressão sanguínea, existem vários outros motivos para sempre sair de casa com uma garrafa de água muito bem abastecida. Confira abaixo outros 7 benefícios que ela traz para nosso corpo.

1. Controla o cansaço e permite que você treine com mais disposição;
2. Age regulação da temperatura do seu corpo;
3. Favorece a circulação sanguínea e, portanto, a eliminação de toxinas;
4. Diminui a incidência de cãibras;
5. Leva o glicogênio (fonte de energia armazenada nos músculos e solicitada durante a prática esportiva) até as células;
6. Permite o aproveitamento de muitas vitaminas, as hidrossolúveis
7. Não tem nenhuma caloria



Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Faça sua avaliação de peso. É rápida e gratuita Seu peso dos sonhos é o ideal para você?

Responda a avaliação e descubra se seu peso
atual e sua meta de emagrecimento são saudáveis.

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."