publicidade

Infecção na gengiva pode acontecer após implante dentário

Cuidado com a manutenção da higiene dos dentes é essencial para afastar problemas

Por Especialista - publicado em 25/12/2010


O tratamento reabilitador através de implantes dentários apresenta um alto grau de sucesso, mas temos verificado uma quantidade significativa de fracassos devido a infecções na gengiva em torno dos implantes, a chamada peri-implantite.

Peri-implantite é um processo inflamatório que afeta os tecidos ao redor do implante, causando uma perda óssea, assim como a periodontite é a doença que afeta a saúde dos dentes.

É muito comum pessoas que perderam os dentes por periodontite, acharem que não existe mais o risco de perda óssea devido a colocação de implantes. Infelizmente, nestes casos, muda-se apenas o nome da doença, mas as causas e consequencias são as mesmas. 

Gengiva saudável ao redor dos dentes e implantes é fundamental para a manutenção, em longo prazo, tanto de um quanto do outro.

A principal causa da doença periodontal e peri-implantar é o biofilme bucal, nome atual da conhecida popular placa bacteriana. Gengiva saudável ao redor dos dentes e implantes é fundamental para a manutenção, em longo prazo, tanto de um quanto do outro. 

É de fundamental importância que os dentistas alertem seus pacientes e que estes aceitem que após a colocação dos implantes dentários, uma manutenção periódica é parte integrante da reabilitação bucal e o que pode parecer inicialmente um custo extra é na verdade um investimento na longevidade dos implantes e da saúde bucal

Alguns anos atrás, o assunto da minha tese de mestrado falava justamente sobre a necessidade de se fazer visitas regulares ao consultório após um tratamento periodontal. Esse tema ficou um pouco esquecido com a chegada dos implantes, porém com a consolidação das técnicas cirúrgicas, os índices de sucesso e as pesquisas de longo prazo, percebemos que esse é um assunto de fundamental importância da longevidade do sucesso obtido. 

Não começo nenhum caso de implantes dentários sem conversar seriamente com o paciente sobre a necessidade de manutenções periódicas após o termino do tratamento. Da mesma forma que os exames radiográficos, exames laboratoriais, planejamento e execução da cirurgia, a terapia de suporte é parte integrante do processo e fundamental para obtenção do sucesso. 



Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X