publicidade

Confira as melhores áreas da medicina do Brasil

Algumas especialidades médicas nacionais fazem sucesso em todo o mundo

Por Fernando Menezes - publicado em 07/06/2011


É comum pensar que a grama do vizinho é sempre mais verde. Isso não muda quando o assunto é saúde. Muitos brasileiros acham que os melhores profissionais, equipamentos e tratamentos estão fora do país. No entanto, dados do Ministério da Saúde mostram que, nos últimos três anos, mais de 180 mil estrangeiros vieram procurar tratamentos e cirurgias aqui no Brasil.

Muitos desses "turistas de saúde" são de países como Estados Unidos, Alemanha e Canadá. O número é tanto que o governo brasileiro mudou a lei sobre Turismo de Saúde. Segundo essa legislação, os estrangeiros que procuram tratamentos no Brasil terão que ter diagnósticos de médicos brasileiros, além de um plano de saúde que banque a estadia e o tratamento do paciente no Brasil.

Mas, afinal, quais são as áreas que fazem sucesso lá fora? Abaixo, você confere quais são esses tratamentos mais procurados. 

Cirurgia plástica

Cirurgia Plástica- Foto Getty ImagesCirurgia Plástica

De acordo com o cirurgião plástico Gerson Luiz, graduado e pós-graduado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os cirurgiões nacionais sempre estiveram na vanguarda de cirurgias estéticas. "No Brasil, existe uma cultura de exposição corporal, que leva os pacientes a buscar a cirurgia plástica para ficar com o corpo sempre bonito e em forma. Essa demanda pela cirurgia plástica faz com que ocorra uma maior qualificação profissional", explica o cirurgião. 

 Segundo o especialista, as pessoas costumam procurar a cirurgia plástica para restaurar ou resgatar uma forma corporal que se modificou com os anos. Ou, ainda, para corrigir alguma parte do corpo ou da face que incomoda o paciente e causa desconforto emocional, como nariz ou orelhas que não combinam no tamanho ou na forma com o restante da fisionomia. A maioria desses casos também envolve a procura de uma melhora da autoestima.

No entanto, para aqueles que procuram fazer uma plástica, é bom pensar em alguns fatores antes de recorrer à cirurgia. "Primeiramente, decidir o que incomoda, quais são as reais motivações e expectativas", aconselha o cirurgião. Também é importante escolher um profissional membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e que tenha boas referências.

Odontologia

Dentista- Foto Getty ImagesDentista

Para o odontologista Eduardo Rollo, formado pela Universidade de São Paulo, os bons profissionais do país associam a tecnologia com o conhecimento científico atualizado. "A odontologia está em sintonia com os conceitos modernos da ciência odontológica ocidental, que envolvem a prática das decisões clínicas baseada nas evidências científicas, como também acontece nos países desenvolvidos", explica o especialista.

Eduardo conta que outra importante característica é prezar por uma formação geral de bom nível na graduação, para só depois melhorar o nível profissional com a especialização. Dessa forma, têm-se especialistas que foram bem treinados na visão geral da odontologia e que podem se especializar com qualidade.  

Os tratamentos mais procurados por brasileiros são para cárie dental e doenças periodontais, que são os diversos tipos de gengivite e de periodontite que levam à perda das estruturas que sustentam os dentes na boca. Já os estrangeiros buscam, sobretudo, cirurgias odontológicas estéticas e tratamento para o câncer de boca.

Uma dica importante é a visita regular de seis em seis meses ao dentista e ficar atento a qualquer alteração, por mínima que seja, em dentes e gengiva ou qualquer outro tecido que forma a cavidade oral. "Lábios, bochechas, língua e assoalho lingual devem ser observados com o mesmo cuidado que os dentes. Algumas doenças bucais sérias se desenvolvem nessas áreas", lembra Eduardo. 

Gastrologia

Consulta médica - Foto Getty ImagesConsulta médica

O cirurgião gastroenterologista Vladimir Schraibman explica o sucesso brasileiro na área: "Hoje, conseguimos aliar recursos tecnológicos de última geração com material humano de ponta, além de preços muitas vezes menores do que no exterior, sem deixar de ter qualidade. Isso torna a área extremamente atrativa ao chamado turismo médico".

Além disso, o especialista aponta o tratamento mais humano feito no Brasil como um fator diferencial. "Se comparados aos profissionais europeus e americanos, os médicos brasileiros tratam muito bem os seus pacientes", afirma. 

Entre as complicações mais comuns, há uma grande procura por tratamentos de obesidade mórbida e cânceres do aparelho digestivo, como câncer de esôfago, estômago, intestino e pâncreas.

Vladmir também faz questão de lembrar que é possível evitar muitas dessas doenças gástricas com apenas uma medida simples: "Para viver melhor e ficar livre de problemas no sistema gástrico, coma sempre menos do que seu apetite mandar. Eu sempre digo aos meus pacientes, vive mais quem come menos", comenta. 

Cardiologia

coração - Foto Getty Imagescoração

Segundo o cardiologista Bruno Valdigem, do Instituto Dante Pazzanese, os profissionais brasileiros são reconhecidos mundialmente devido ao pioneirismo em algumas áreas de atuação: "O primeiro estudo em humanos de stent farmacológico, um método para desentupir artérias que hoje é usado no mundo todo, foi feito com participação expressiva de centros brasileiros".

Também há uma série de outros tratamentos que foram desenvolvidos dentro do país, como cirurgias de doenças congênitas do coração e tratamento de arritmias pela técnica de ablação. Essas técnicas já são ensinadas para visitantes estrangeiros em grandes centros, como o Incor e a Escola Paulista de Medicina. 

De acordo com o cardiologista, as coronariopatias - como infarto e angina -lideram os problemas de saúde do coração. Essas complicações só tendem a aumentar, já que estão ligadas a doenças cada vez mais comuns, como diabetes, obesidade e síndrome metabólica.

"Para nossa infelicidade, também somos um dos países que hoje têm mais casos de estenose mitral reumática, doença que é uma sequela da febre reumática que, por sua vez, é adquirida por falta de tratamento adequado de amigdalites nas crianças", lembra Bruno.

Outra doença cardíaca muito comum no Brasil, que já é praticamente erradicada na Europa, é a Doença de Chagas, diretamente relacionada a habitações inadequadas em locais rurais ou próximos a áreas florestais.  

Oftalmologia

"O principal motivo pelo qual a oftalmologia é forte no país é o nível de ensino elevado das instituições da área. E, ao contrário do que acontece em muitas áreas da medicina brasileira, as escolas de oftalmologia de qualidade estão espalhadas por todas as regiões do Brasil", afirma o diretor do Instituto de Moléstias Oculares Virgílio Centurion.

Segundo ele, a grande população brasileira também é um fator importante, por provocar uma grande demanda que faz com que o especialista em oftalmologia tenha que se qualificar para continuar trabalhando.

Os tratamentos mais procurados são os de catarata, glaucoma, retina diabética e degeneração macular. O especialista acredita que isso está relacionado ao envelhecimento da população, tanto no Brasil como no resto do mundo. "As doenças mais comuns nos olhos acontecem em pessoas mais velhas. Como o número de idosos aumenta a cada ano no mundo, a procura por cirurgias para melhorar a visão também crescem", diz Virgilio.

O principal conselho dada por Virgilio é ir constantemente ao oftalmologista: "Um jovem deve ir ao médico pelo menos uma vez a cada dois anos. Já uma pessoa que passou dos 50 deve ir pelo menos uma vez por ano".

Outra recomendação é ter cuidado com o uso de colírios, que muitas vezes é deixado de lado pelos pacientes. "As pessoas não se dão conta de que o colírio é um remédio, que deve ser usado apenas sob prescrição médica. O uso indevido dessas substâncias pode levar a problemas sérios para os olhos", alerta o profissional. 



Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X