Mulheres com depressão têm mais chances de sofrer AVC

Hábitos não saudáveis típicos de portadores da doença são os grandes responsáveis

Por Minha Vida - publicado em 12/08/2011


Um estudo publicado no periódico Strokes: Journal of the Amecian Heart Association revelou que mulheres vítimas da depressão têm mais chances de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do que aquelas não diagnosticadas com a doença. A análise foi liderada por pesquisadores norte-americanos de centros como a Harvard School of Public Health.

A pesquisa contou com mais de 80 mil mulheres entre 54 e 79 anos. Todas faziam parte de uma análise chamada Nueses? Health Study, que as acompanhava desde meados dos anos 1970. Neste estudo, entretanto, foram observados registros médicos entre 2000 a 2006. Nenhuma delas havia tido um AVC antes de o estudo começar e 22% receberam o diagnóstico de depressão.

Descubra seu
peso ideal

Saiba se você está acima
ou abaixo do peso.

Ex: 75,5kg, 1,70m

Os resultados mostraram que a probabilidade de as participantes com depressão sofrerem um AVC era 29% maior do que a de mulheres sem o problema. Durante o curso da pesquisa, mais de mil participantes sofreram um AVC.

Segundo os especialistas, não é a depressão isolada que aumenta as chances de AVC, mas, sim, os hábitos característicos de pessoas portadoras da doença. Isso porque indivíduos com depressão tendem a negligenciar cuidados com a saúde e ainda se tornam adeptos de práticas como o tabagismo e o sedentarismo.

O que é depressão

Alimentação pode ajudar a combater a depressão
A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão, entretanto, vale lembrar que ela não substitui o tratamento da depressão, com a intervenção medicamentosa e terapia. "Para a produção cerebral da serotonina há necessidade de "matérias primas" (chamadas de cofatores) fundamentais para sua síntese, como exemplos: triptofano (aminoácido), magnésio, cálcio (minerais), vitamina B6, ácido fólico (vitaminas)", ressalta o nutrólogo Roberto Navarro. A seguir, conheça alguns alimentos que melhorar o seu humor e são excelentes coadjuvantes para dar uma "forcinha" no combate da doença.

Castanha-do-pará, nozes e amêndoas: elas são ricas em selênio, um poderoso agente antioxidante. Segundo a nutricionista Abykeyla Tosatti, elas colaboram para a melhoria dos sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. As quantidades diárias recomendadas são duas a três unidades de castanha-do-pará ou cinco unidades de nozes ou 10 a 12 unidades de amêndoas. Mas também dá para fazer um mix saboroso dessas oleaginosas.

Leite e iogurte desnatado: eles são ótimas fontes de cálcio, mineral que elimina a tensão e depressão. "O cálcio ajuda a reduzir e controlar o nervosismo e a irritabilidade. Ele participa também das contrações musculares, dos batimentos cardíacos e da transmissão de impulsos nervosos e regulariza a pressão arterial", explica a nutricionista Abykeyla Tosatti. É recomendado o consumo de 2 a 3 porções por dia.

Laranja e maçã: elas ganham destaque porque fornecem ácido fólico, cujo consumo está associado a menor prevalência de sintomas depressivos. Além disso, por ser rica em vitamina C, a laranja promove o melhor funcionamento do sistema nervoso, garante energia, ajuda a combater o estresse e previne a fadiga.

Mel: esse alimento estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Para usufruir dos benefícios, duas colheres de sobremesa, ao dia, são suficientes.

Ovos: "Eles são uma boa fonte de tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), que colaboram com o bom humor", aponta Abykeyla Tosatti. O recomendado é uma unidade por dia, no máximo. Quem tem colesterol alto deve se preocupar com o consumo em excesso, e evitar, principalmente a versão frita.


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2012 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."

  • O Minha Vida é uma empresa Endeavor

  • Prêmio ABEMD 2010 Associação Brasileira de Marketing Direto

  • Nós aderimos aos princípios da 
                                charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
    Verifique aqui