Estudo publicado no British Medical Journal revela que o óleo de fígado de bacalhau, vendido em cápsulas, pode ser um tratamento eficaz para a tuberculose. O efeito é explicado pelo fato de esse óleo ser uma fonte riquíssima em vitamina D, nutriente conhecido por combater infecções.
A conclusão veio da revisão de um estudo feito em 1848, onde 1.077 pessoas com a doença participaram de uma pesquisa conduzida por médicos do Hospital for Consumption (hoje chamado de Royal Brompton Hospital, em Chelsea, Reino Unido). Dessas, 542 receberam o tratamento comum e consumiram óleo de fígado de bacalhau, enquanto 535 (grupo controle) fizeram o mesmo tratamento, mas sem o óleo.
Os resultados revelaram que, entre os dois grupos, quem mostrou melhor taxa de estabilização da doença foi o grupo que consumiu óleo de fígado de bacalhau - 18% dos pacientes, contra apenas 6% do grupo controle. Os índices tão baixos são justificados pela época em que o estudo original foi feito, no século XIX para XX, onde a tuberculose ainda era considerada uma epidemia.
Para os pesquisadores, a descoberta é importante porque a tuberculose continua matando muitas pessoas e a suplementação de vitamina D é uma arma no combate à doença. Segundo a OMS, a tuberculose é a segunda principal causa de morte por doença infecciosa no mundo, ficando atrás somente da Aids.
Vitamina D ajuda no combate à tuberculose
Outro estudo comprova como a vitamina D tem um papel determinante na resposta do sistema imunológico contra a tuberculose. A pesquisa foi desenvolvida pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e financiada pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e agências de pesquisa científica da Alemanha e da Coreia do Sul.
Os cientistas examinaram os mecanismos que regulam a capacidade do sistema imunológico de matar ou inibir o crescimento de bactérias como a Mycobacterium tuberculosis - causadora da tuberculose. A equipe descobriu que os linfócitos (parte do sangue responsável pela defesa ou imunidade do organismo) liberam uma proteína chamada interferon, que inicia a comunicação entre os glóbulos brancos e os dirige ao ataque contra as bactérias invasoras.
Para que esse mecanismo seja eficaz, porém, o corpo deve possuir um determinado nível de vitamina D. A pesquisa registrou uma redução de 85% das bactérias de tuberculose em células humanas tratadas com interferon na presença de nível suficiente de vitamina D.