Sinais de alerta do Alcoolismo

Descubra se está bebendo além da conta

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 19/07/2007

Sinais de Alerta
Quanto de bebida é considerado além da conta?

Beber pode se tornar um hábito. Provavelmente, você tem amigos e familiares que bebem com freqüência. Isto é visto como algo normal e é socialmente aceito. Você pode até não se dar conta de quanto você bebe e de quão presente é a bebida em sua vida. É possível que você não esteja alerta porque a bebida ainda não lhe traz problemas. Mas, quanto mais você bebe, maiores são os riscos de se tornar viciado em álcool.
 
Você está bebendo muito se:  
 
É mulher e bebe mais de três drinques em uma   

única vez ou mais de sete drinques na semana
 
É homem e bebe mais de quatro drinques em uma saída ou mais de quatorze ao longo de uma semana 

Os drinques citados acima podem ser:

Uma lata ou garrafa long neck de cerveja
Uma taça de vinho
Um drinque que contenha 40 ml de bebida destilada

Enquanto alguns estudos mostram que o consumo moderado de álcool pode ser bom para a saúde, a

maioria dos médicos não recomenda que você comece a beber porque tem problemas de coração ou alguma outra doença. Os riscos trazidos pelo consumo excessivo do álcool podem ser maiores do que seus benefícios.

Álcool: cuidado com o vício - SAIBA MAIS
1 de 3

Muitas pessoas que têm problemas com bebidas são bem sucedidas em outras áreas de suas vidas e são capazes de esconder o alcoolismo por anos.

Quase sempre essas pessoas negam que sejam viciadas e recusam qualquer tipo de ajuda. Mas quando a pessoa consegue admitir para si e para seus amigos e familiares que tem um problema com o álcool, fica muito mais fácil conseguir se livrar da bebida e voltar a ter uma vida saudável.

Fique atento aos sinais abaixo para identificar a hora certa de pedir ajuda a um médico ou a alguma associação de apoio:

1. Desenvolvimento de tolerância, ou seja, o aumento da dose para gerar o mesmo efeito
2. Síndrome da abstinência sem beber, a pessoa tem sudorese excessiva, tremores, insônia, náuseas e vômitos, convulsões, alucinações. Se eles se anulam ao beber álcool, é sinal da síndrome.
3. Fissura por beber a qualquer momento
4. Problemas em diversas áreas da vida: no trabalho, nos relacionamentos, na saúde, tudo em função do consumo do álcool. 

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não