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Exercícios na terceira-idade melhoram o equilíbrio e preservam massa muscular

Atividade física traz benefício mesmo se iniciada após os 60 anos

Vivemos em uma sociedade que valoriza bastante a prática de exercícios físicos regulares, a alimentação saudável, a qualidade de vida, a autonomia e a independência dos indivíduos da terceira idade. Mas será que sabemos realmente o que significam esses conceitos?

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O dia-a-dia da clínica e os estudos científicos nos indicam que a prática do exercício físico traz inúmeros benefícios à população idosa mesmo quando iniciada após os 60 anos.

Até pouco tempo atrás, a população idosa queria mesmo era - após a aposentadoria - descansar de seus tantos afazeres, curtir a família e viver o tempo que ainda lhe restava. Contudo, em pouco tempo a medicina avançou bruscamente, a geriatria ganhou destaque e começou a pesquisar cuidadosamente essa população. Com isso, toda a sociedade se beneficiou com uma expectativa de vida maior e com mais qualidade. O "velho" tornou-se "idoso" e teve seus direitos regulamentados através do seu estatuto.

Assim, "viver o tempo que ainda lhe resta" não é mais uma opção atraente nos dias de hoje. Um leque de possibilidades surgiu para aqueles que envelhecem sem perder a alegria, os sonhos e a graça da vida. Mas o que todos reconhecem ser importante nesta etapa é preservar a condição intelectual e a condição física do indivíduo idoso.

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Não podemos negar as alterações fisiológicas que ocorrem com a idade, como a perda muscular, a perda óssea, o aumento de instabilidades posturais, o desgaste das articulações e a diminuição das acuidades auditiva e visual.

Mas também sabemos que o acompanhamento médico regular, a prática de atividade física monitorada por quem entende do assunto, a boa alimentação e a preservação do seu intelecto são atitudes positivas que encontram grandes resultados na terceira idade.

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Será que podemos nos beneficiar dessas atitudes quando as iniciamos após os 60 anos ou somente aqueles que sempre estiveram atentos à sua saúde poderão ter bons resultados? O dia-a-dia da clínica e os estudos científicos nos indicam que a prática do exercício físico traz inúmeros benefícios à população idosa mesmo quando iniciada após os 60 anos.

De forma preventiva ou terapêutica, os exercícios trazem manutenção, aumento ou melhora do equilíbrio postural, das massas muscular e óssea, da força, do alongamento e sensibilidade. Também traz diminuição das dores articular, postural e por desuso.

Além disso, há uma grande vantagem no processo de socialização do idoso, com benefícios emocionais oriundos do exercício físico regular. Com isso ocorre a preservação de sua independência ou, quando iniciado mais tardiamente, a promoção de uma melhora em seu grau de dependência.

Sabe-se que todos os indivíduos devem consultar seu médico e fisioterapeuta antes de iniciar exercícios físicos. No caso dos idosos, isso se torna imprescindível. Esta avaliação médica e fisioterápica estabelece os objetivos e contraindicações específicas para cada indivíduo. Diferentes formas de atividades físicas poderão ser propostas, de acordo com o resultado da avaliação, o interesse do idoso e os objetivos a serem alcançados.

Sendo assim, exercícios de resistência muscular como a musculação, exercícios de condicionamento físico como a caminhada e bicicleta, exercícios de menor impacto como a hidroginástica ou hidroterapia e mesmo a fisioterapia poderão ser muito bem utilizados na terceira idade.

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Por isso, escolha o calçado e roupas mais adequados e comece o quanto antes a beneficiar-se da atividade física: mexa-se!